Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro faz doação ao Espaço Cultural Bunkyo

Compartilhe

harumi takaaki“Foi o melhor presente de Natal”, afirmou Roberto Yoshihiro Nishio, presidente do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, ao receber a doação do Banco Sumitomo Mitsui como patrocínio ao projeto do Espaço Cultural Bunkyo.

Este projeto, no final de dezembro de 2013, obteve a aprovação do Ministério da Cultura para captação de recursos via incentivos fiscais da Lei Rouanet, envolvendo as “ações de preservação e restauro parcial no prédio” numa área de 1.400,22 m² localizados no subsolo do Edifício Bunkyo, onde antes funcionava o ambulatório da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo).

Esse projeto, além de destinar um espaço para promoção da cerimônia do chá e atividades correlatas, visa ampliar e melhorar uma nova área de entrada e acesso ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, instalar o Centro de Gastronomia e Culinária Japonesa, ampliar o Espaço Cultural Multiuso, promover exposições, cursos e oficinas. O projeto arquitetônico é assinado por Ken Mabe Arquitetos & Associados.

“Junto ao Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social e a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, ao longo de 2016, recebemos colaborações de diversas iniciativas promovidas por grupos de artistas que atuam junto a entidade”, afirma Nishio, e, agora, “coroamos o ano com o importante aporte de R$ 200 mil reais encaminhado pelo Banco Sumitomo Mitsui, que representa substanciais 10% do valor total de dois milhões aprovado para captação”.

Sumitomo visita ed“Realmente foi o melhor presente de Natal que recebemos neste final de ano e isso abre novas perspectivas para o integral cumprimento do projeto em 2017”, destacou Harumi Arashiro Goya, ao receber, no último dia 22 de dezembro, a visita de executivos do Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro: o presidente Takaaki Otani, vice-presidente Tetsuya Kainaka, gerente de planejamento Fábio Kousaka e gerente assistente de planejamento Yuki Katsuhara.

O Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro S.A., que desde 1989 é subsidiário do Sumitomo Mitsui Banking Corporation (SMBC), teve origem na década de 1950 sob a denominação de Casa Bancária Brazcot Ltda, que é associada fundadora do Bunkyo.

Em 2014, o Banco colaborou para a acessibilidade do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, com a instalação do elevador entre o 8º e 9º andares e para outros importantes melhoramentos nele introduzidos. Desta feita, a doação da empresa viabilizará as obras de entrada do Espaço Cultural, incluindo uma mostra de acervos do Museu para chamar a atenção para a exposição permanente nos andares superiores.

As obras do Espaço Cultural Bunkyo

As obras do Espaço Cultural Bunkyo, que se iniciaram em junho de 2015, após atingir a captação de 20% do valor total, visaram a demolição das instalações existentes, a limpeza do local, instalações do piso e da iluminação, com área destinada ao Centro de Gastronomia, bem como outros locais já preparados para instalações dos respectivos equipamentos.

Leo Ota, diretor de Marketing e Comunicação do Bunkyo, coordenador da comissão responsável pela execução deste projeto, ressalta que além da doação em recursos financeiros, algumas empresas preferiram fazer o aporte em materiais específicos destinados para as obras, como aconteceu com a parte do piso e da iluminação, envolvendo as empresas Cofema Atacadista, Lanzi e Nicom.

O projeto do Espaço Cultural Bunkyo foi enquadrado nos termos do artigo 18 da Lei de Incentivo Cultural, assinala Roberto Nishio, presidente do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social – entidade proponente do projeto junto ao Ministério da Cultura – o que permite aos patrocinadores, que podem ser pessoas jurídicas ou físicas – deduzir o valor do patrocínio integralmente do imposto de renda devido, até o limite máximo de 4% desse imposto de renda para as pessoas jurídicas tributadas pelo regime de Lucro Real e de 6% para as pessoas físicas que apresentem sua Declaração de Imposto de Renda pelo modelo completo.

Atualmente, além do Banco Sumitomo Mitsui, mais novo patrocinador do projeto do Espaço Cultural Bunkyo, já contamos com o patrocínio do: Bradesco, Honda, Hoss Construtora, Sakura, Yakult, Cofema Atacadista, Lanzi, Nicom, Ovos Luziânia e de diversas pessoas físicas, além do apoio da Vis Engenharia na execução das obras.

Serviço

Preservação e Ampliação do Espaço Cultural Bunkyo – PRONAC 137762
Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social (CNPJ 08.584.707/0001-02)
Rua São Joaquim, 381 – 2º andar – Liberdade – São Paulo – SP
Tels.: (11) 3277-2208 e 3209-3875 (horário comercial)

Confira o calendário de eventos completo