Eleições no Bunkyo: como se candidatar ao Conselho Deliberativo

Compartilhe

No último dia 30 de novembro, o presidente do Conselho Deliberativo, Kiyoshi Harada, deu início ao processo para eleição dos dirigentes dos principais órgãos decisórios da entidade: do Conselho Deliberativo (dirigentes e metade dos membros), Conselho Fiscal e Diretoria.

A Comissão Eleitoral, presidida por Tuyoci Ohara, reuniu-se pela primeira vez no último dia 22 de dezembro, ocasião em que foram definidos o cronograma de trabalho e os documentos que serão encaminhados aos associados no próximo dia 10 de janeiro.

A primeira leva de documentos convida e dá instruções aos interessados em disputar a eleição para integrar o Conselho Deliberativo, quando serão renovados 50 membros efetivos e 25 suplentes (gestão 2017/2021).

A seguir, acompanhe o calendário eleitoral (que vai até 29 de abril) e saiba como se candidatar.

A Comissão Eleitoral deste ano é integrada por: Tuyoci Ohara (presidente), Atushi Yamauchi (vice-presidente), Júlio Aguemi (secretário), Junzo Katayama (vice-secretário), Mario Massanori Iwamizu, Nelson Miyahara e Reimei Yoshioka.

Quem pode se candidatar

Para se candidatar a membro do Conselho Deliberativo, o associado deverá estar quite com suas anuidades e ter pelo menos três anos de filiação ao quadro associativo do Bunkyo. Além disso, é necessário que seja indicado por cinco associados ou por uma entidade reconhecidamente idônea que tenha prestado relevantes serviços à comunidade nipo-brasileira.

Também podem se candidatar, sem necessidade de indicação, aqueles que tenham ocupado cargos na Diretoria do Bunkyo por dois anos; ou tenham sido membros efetivos do Conselho Fiscal por dois anos; ou já sejam ou tenham sido membros do Conselho Deliberativo.

Para mais detalhes, veja o Estatuto Social do Bunkyo, disponível em:
http://www.bunkyo.org.br/pt-BR/quem-somos/estatuto-social

>> Regulamento Eleitoral (português)

>> Regulamento Eleitoral (japonês)

Como se candidatar

O associado deve preencher o respectivo Formulário de Inscrição (enviado pelo correio), dirigindo sua solicitação ao Presidente da Comissão Eleitoral.

As inscrições são individuais e, a partir de 16 de janeiro, devem ser entregues pessoalmente ou enviadas por carta, fax ou e-mail ao Bunkyo. Elas devem chegar, impreterivelmente, até o dia 10 de fevereiro, na Secretaria Administrativa:

Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Rua São Joaquim, 381, São Paulo, SP, CEP 01508-900
Fax (11) 3208-5519 / E-mail: secadm@bunkyo.org.br

A Comissão Eleitoral irá examinar as fichas recebidas tomando-se como referência os requisitos estabelecidos no art. 10 do Regulamento Eleitoral.

A associada pessoa jurídica que queira se candidatar deverá apresentar o Estatuto ou Contrato Social e a ata de eleição da Diretoria atual, e indicar, no Formulário de Inscrição de Candidato, o nome da pessoa natural que a representará.

>> Formulário de Inscrição para Candidatura ao Conselho Deliberativo

>> Instruções para a candidatura

Os procedimentos para a votação

A Comissão Eleitoral organizará a Cédula Única reunindo os nomes de todos os candidatos que tiverem seu pedido de inscrição aprovado. Esses nomes estarão em ordem alfabética, tendo ao lado um campo para os associados assinalarem o voto.

Essa Cédula Única será enviada a todos os associados qualificados para que possam votar por correspondência, sem a necessidade de comparecer à Assembleia Geral, no dia 25 de março próximo. Na ocasião, também haverá urnas para a votação presencial.

Para poder exercer o direito a voto, até 15 dias antes de sua realização, ou seja, até 10 de março, o associado deverá estar quite com a contribuição social relativa aos anos anteriores.

Na Assembleia, a apuração dos votos

A 56ª Assembleia Geral Ordinária será realizada no dia 25 de março de 2017, com início às 8h30, em primeira convocação; e meia hora depois em segunda convocação, na Sede Social, na Rua São Joaquim, 381, São Paulo – SP.

A Ordem do Dia é eleger os 50 membros efetivos e os 25 suplentes ao Conselho Deliberativo do Bunkyo. Ressaltamos que a votação presencial terá início assim que instalada a Assembleia, encerrando-se às 10 horas.

Em seguida, os votos recebidos por correio serão abertos na frente dos presentes e somados às cédulas dos votos presenciais.

O associado impossibilitado de comparecer poderá ser representado por outro (também esteja quite com as obrigações sociais), mediante procuração com poderes específicos, encaminhado juntamente com o edital.

>> Edital e Procuração 2017

As etapas do Processo Eleitoral de 2017

A etapa seguinte começa no dia 31 de março com a abertura das inscrições das chapas para os dirigentes do Conselho Deliberativo, Diretoria e Conselho Fiscal.

A última etapa acontece no dia 29 de abril, com a 152ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, quando os 50 novos conselheiros eleitos, juntamente com os 50 conselheiros do mandato 2015/2019, vão eleger as chapas dos dirigentes do Conselho Deliberativo, Diretoria e Conselho Fiscal.

Acompanhe o Cronograma do Processo Eleitoral de 2017

JANEIRO Evento
10 (3ª f) Envio aos associados do Edital da AGO, instruções e formulário de inscrições para candidatura ao Conselho Deliberativo (CD)
16 (2ª f) Início da recepção das inscrições de candidatos ao CD
 
FEVEREIRO Evento
10 (6ª f) Encerramento das inscrições de candidatos ao CD
24 (6ª f) Envio da Cédula Única aos associados para votarem nos candidatos ao CD
 
MARÇO Evento
10 (6ª f) Data-limite para os associados saldarem anuidades até 2016
24 (6ª f) Data-limite para recebimento das Cédulas Únicas pelo correio com os votos
25 (Sáb) 56ª Assembleia Geral Ordinária (AGO)
1) Eleição do Presidente e Secretário da AGO
2) Votação presencial (até 10h)
4) Abertura das cédulas, apuração de votos
5) Anúncio dos candidatos eleitos e sua proclamação
31 (6ª f) Início da inscrição de chapas para os dirigentes do Conselho Deliberativo, Diretoria e Conselho Fiscal
 
ABRIL Evento
13 (5ª f) Encerramento do prazo de inscrição de chapas
29 (Sáb) 152ª Reunião Ordinária do Cons. Deliberativo
1) Eleição dos dirigentes do Conselho Deliberativo
2) Deliberação sobre o Relatório de Atividades e Prestação de Contas do Exercício de 2016
3) Eleição do Presidente, sete Vice-Presidentes, Secretário Geral e Tesoureiro Geral da Diretoria
4) Eleição dos membros do Conselho Fiscal

Confira o calendário de eventos completo