Entidades nikkeis: boas-vindas ao ano de 2017

Compartilhe

00Na noite do último dia 6 de janeiro, no Bunkyo, realizou-se a tradicional celebração do Oshogatsu – Ano Novo – reunindo cerca de 220 pessoas, a maioria representantes das entidades nipo-brasileiras. Destaque a presença do deputado estadual Pedro Kaká (Pedro Massami Kakidome) recém-empossado.

Diferente dos anos anteriores, desta feita, a parte cerimonial foi realizada no Salão Nobre (2º andar), com a saudação de Harumi Arashiro Goya, presidente do Bunkyo, em nome das entidades nipo-brasileiras, e do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae. Yasuo Yamada, presidente do Kenren conduziu a saudação ao novo ano com três “banzai”.

02A cerimônia foi abrilhantada pelas integrantes do Coral Feminino Bunkyo que, regidas pelo maestro Teruo Yoshida, além dos hinos nacionais, também interpretaram a música “Ichigatsu Tsuitati” (dia 1º de janeiro).

Nas saudações da presidente Harumi Goya e do cônsul-geral Takahiro Nakamae, as referências aos preparativos para os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, a ser comemorado no próximo ano, e à inauguração do Japan House, programada para o primeiro semestre deste ano.

Em especial, a presidente Harumi Goya, destacou ainda a reivindicação da comunidade nipo-brasileira junto ao governo japonês para: estender o visto de longa duração para 4ª geração de descendentes e revogar a determinação da empresa Japan Railways de interromper o direito dos japoneses residentes no exterior de usar o Rail Pass.

09Terminada a cerimônia, os presentes foram encaminhados para o térreo, no hall de entrada, para o brinde com sakê e em seguida foi servido o coquetel de confraternização.

Sentados em torno das mesas, muitos aproveitaram para colocar o papo em dia, reforçando os velhos contatos e/ou estabelecendo novas amizades. Envolvidos em conversas, ninguém tomou iniciativa de cantar, a despeito de os equipamentos de karaokê estarem devidamente montados e “afinados” pelo sempre competente Jorge Suzuki.

Na saída, todos foram presenteados com dois mochi.

Os copromotores da cerimônia do Ano Novo foram: Consulado Geral do Japão em São Paulo, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e Aliança Cultural Brasil-Japão.

{gallery}noticias/2017/janeiro/ano_novo::::2{/gallery}

Confira o calendário de eventos completo