Curso de Acupuntura e Moxaterapia Japonesa: inscrições abertas

Compartilhe

moxabustaoEstão abertas as inscrições para o Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Acupuntura e Moxaterapia Japonesa a ser ministrado por Yoshihiro Odo, professor certificado pelo Ministério da Educação Japonesa para lecionar essa matéria.

O curso, que inicia no próximo dia 4 de fevereiro, tem como objetivo transmitir aos profissionais das diversas áreas de saúde e massagem, tais como fisioterapeutas, naturólogos, psicólogos, médicos, biomédicos, educadores físicos, enfermeiros e massagistas, bem como outros profissionais interessados no ramo, as técnicas destas terapias naturais.

“Desejamos abrir as portas para o intercâmbio continuado desta importante faceta da Medicina Oriental”, afirma o professor Odo, “contribuindo para melhorar a vida dos cidadãos, em harmonia com o planeta, com os recursos que dispomos da Acupuntura e Moxaterapia Japonesa”, acrescenta.

O Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Acupuntura e Moxaterapia Japonesa terá duração de um ano e meio, com aulas ministradas nos finais de semana, uma vez ao mês, num total de 16 módulos regulares, com programações previstas de três módulos extras.

Acupuntura e Moxaterapia

cartazNo oriente, explica o professor Yoshihiro Odo, as antigas tradições e escritas revelam que os meridianos – que são as referências para aplicação do tratamento da Acupuntura – foram descobertos e aperfeiçoados com a Moxabustão (consiste no aquecimento e cauterização da pele em pontos de acupuntura com o uso de mechas de artemísia seca).

Coerente com essa tradição, o professor Odo criou, em 1999, a Escola Shinkyu Dojoh de Acupuntura e Moxaterapia japonesa para ministrar cursos baseados na Metodologia Dôjoh de ensino, com ênfase na relação mestre- aprendiz priorizando o treinamento e desenvolvimento da sensibilidade/percepção e a arte de utilização das ferramentas de interação com o outro (paciente, meio ambiente).

O professor Yoshihiro Odo, formado no Curso de Psicologia na USP em 1979, tem curso completo em acupuntura e moxabustão pela Kokusai Shinkyu Senmon Gakko de Tóquio (1985/87), e título de professor de Acupuntura, Moxabustão e Massagem pela Teachers Training Program da Kuretake School de Tóquio (1989).

Além do consultório, o professor Odo soma mais de 20 anos de prática como ministrante de aulas de acupuntura e moxabustão, inicialmente, junto a deficientes visuais na Escola Oniki de Massagem e Acupuntura em São Paulo e depois nos cursos do projeto Faculdade Budista em São Paulo (Templo Higashi Honganji), SATOSP – Sindicato dos Acupunturistas e Terapias Orientais do Estado de São Paulo e curso livre de aperfeiçoamento em Acupuntura e Moxabustão Shinkyu Dojoh.

Curso no Bunkyo

“Moxabustão foi uma técnica que chegou ao Brasil com os primeiros imigrantes japoneses”, conta o professor Odo, destacando que, “nas frentes de expansão agrícolas preservaram a medicina popular praticada no Japão” e que até os dias atuais, “em algumas famílias mais antigas, principalmente no interior, ainda esses costumes continuam sendo praticados”.

Afirma que, na África, foi fundada a ONG MoxAfrica por médicos e pesquisadores que têm conseguido resultados animadores em Uganda no tratamento da tuberculose por meio da moxaterapia.

A referência desse trabalho baseia-se no sucesso alcançado pelo médico japonês e pesquisador da moxa, Dr. Shimetaro Hara, nos anos de 1930, que recorreu à moxaterapia para tratar os casos de tuberculose, quando essa doença era comum, resultante das baixas condições de vida. Dr. Shimetaro Hara clinicou até os 104 anos – e viveu até 108 anos de idade (1882-1991), auto-aplicando moxa direta no seu ponto E-36.

Preocupado em valorizar essa tradição da medicina oriental trazida pelos imigrantes japoneses ao Brasil, o professor Yoshihiro Odo escolheu ministrar suas aulas na sede do Bunkyo, no bairro Liberdade. E, também, oferecer desconto de 20% na mensalidade aos associados da entidade.

Serviço
Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Acupuntura e Moxaterapia Japonesa
Período: Início no dia 4 de fevereiro de 2017 até o dia 3 de junho de 2018
Aulas: total de 16 módulos ministrados aos sábados e domingos, no 1º final de semana de cada mês (durante 1 ano e meio)
Horário: das 9h às 17h
Local: Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – 1º andar – Liberdade – São Paulo – SP (próx. à Estação de Metrô São Joaquim)
Taxa de inscrição: R$ 90,00
Mensalidade: R$ 490,00 (associados do Bunkyo terão desconto de 20%)
Informações: (11) 99918-0330 e 94111-1191
E-mail: escolashinkyu@gmail.com
www.escolashinkyudojoh.com

Confira o calendário de eventos completo