Bunkyo: eleições para novos membros do Conselho Deliberativo

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

inscricao“Os associados têm até o dia 10 de fevereiro para se candidatar como membro do Conselho Deliberativo do Bunkyo”. Quem afirma é o presidente da Comissão Eleitoral, Tuyoci Ohara, ao anunciar o andamento da primeira etapa do processo eleitoral dos dirigentes dos principais órgãos decisórios da entidade: Conselho Deliberativo (diretoria e metade dos membros), Conselho Fiscal e Diretoria.

Ele conta que os documentos relacionados ao processo eleitoral foram enviados para os associados a partir do dia 10 de janeiro, incluindo o formulário para inscrever-se à eleição como membro do Conselho e as instruções aos interessados.

Esclarece que, desta feita, serão renovados 50 conselheiros efetivos e 25 suplentes (gestão 2017/2021) e reitera: “não esqueçam que o prazo para se candidatar encerra no próximo dia 10 de fevereiro”.

A Comissão Eleitoral deste ano é integrada por: Tuyoci Ohara (presidente), Atushi Yamauchi (vice-presidente), Júlio Aguemi (secretário) e Junzo Katayama (vice-secretário), Mario Massanori Iwamizu, Nelson Miyahara e Reimei Yoshioka.

Para se candidatar a membro do Conselho

Para se candidatar a membro do Conselho Deliberativo, o associado deverá estar quite com suas anuidades e ter pelo menos três anos de filiação ao quadro associativo do Bunkyo.

Além disso, é necessário que seja indicado por cinco associados ou por uma entidade reconhecidamente idônea que tenha prestado relevantes serviços à comunidade nipo-brasileira.

Também podem se candidatar, sem necessidade de indicação, aqueles que tenham ocupado cargos na Diretoria do Bunkyo por dois anos; ou tenham sido membros efetivos do Conselho Fiscal por dois anos; ou já sejam ou tenham sido membros do Conselho Deliberativo.

Para mais detalhes, veja o Estatuto Social do Bunkyo, disponível em: https://www.bunkyo.org.br/pt-BR/quem-somos/estatuto-social

Formulário: como se candidatar

O associado deve preencher o respectivo Formulário de Inscrição (enviado pelo correio), dirigindo sua solicitação ao Presidente da Comissão Eleitoral.

As inscrições são individuais e devem ser entregues pessoalmente ou enviado por carta, fax ou e-mail do Bunkyo. Elas devem chegar, impreterivelmente, até o dia 10 de fevereiro, na Secretaria Administrativa:

Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Rua São Joaquim, 381, São Paulo, SP, CEP 01508-900
Fax (11) 3208-5519 / E-mail: secadm@bunkyo.org.br

A Comissão Eleitoral irá examinar as fichas recebidas tomando-se como referência os requisitos estabelecidos no art. 10 do Regulamento Eleitoral.

A associada pessoa jurídica que queira se candidatar deverá apresentar o Estatuto ou Contrato Social e a ata de eleição da Diretoria atual e indicar, no Formulário de Inscrição de Candidato, o nome da pessoa natural que a representará.

Os procedimentos para a votação

Após o dia 10 de fevereiro, os nomes dos candidatos que tiveram seu pedido de inscrição aprovado pela Comissão Eleitoral serão reunidos numa Cédula Única, em ordem alfabética, tendo ao lado um campo para os associados assinalarem o voto.

Essa Cédula Única será enviada a todos os associados qualificados para que possam votar por correspondência. No entanto, se o associado desejar, poderá comparecer à Assembleia Geral, no dia 25 de março próximo, onde haverá urnas para a votação presencial.

Para poder exercer o direito a voto, até 15 dias antes da eleição, ou seja, até 10 de março, o associado deverá estar quite com a contribuição social relativa aos anos anteriores.

A apuração dos votos ao Conselho

A apuração dos votos aos conselheiros será realizada no próximo dia 25 de março, na 56ª Assembleia Geral Ordinária, com início às 8h30, em primeira convocação; e meia hora depois em segunda convocação, na Sede Social, na Rua São Joaquim, 381, São Paulo – SP.

A Ordem do Dia é eleger os 50 membros efetivos e os 25 suplentes ao Conselho Deliberativo do Bunkyo. Ressaltamos que a votação presencial terá início assim que instalada a Assembleia, encerrando-se às 10 horas.

Em seguida, os votos recebidos por correio serão abertos na frente dos presentes e somados às cédulas dos votos presenciais.

O associado impossibilitado de comparecer poderá ser representado por outro (também esteja quite com as obrigações sociais), mediante procuração com poderes específicos, encaminhado juntamente com o edital.

As etapas do Processo Eleitoral de 2017

A etapa seguinte começa no dia 31 de março com a abertura das inscrições das chapas para os dirigentes do Conselho Deliberativo, Diretoria e Conselho Fiscal.

A última etapa acontece no dia 29 de abril, com a 152ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, quando os 50 novos conselheiros eleitos, juntamente com os 50 conselheiros do mandato 2015/2019, vão eleger as chapas dos dirigentes do Conselho Deliberativo, Diretoria e Conselho Fiscal.

>> Acompanhe o Cronograma do Processo Eleitoral de 2017

Confira o calendário de eventos completo