Vesper Trio se apresenta no 80º Concerto Bunkyo aos Domingos

Compartilhe

80concertoUma formação com três musicistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp): a violinista Sung-Eun Cho, a violoncelista Jin Joo Doh (ambas da Coreia do Sul) e a pianista Olga Kopylova (Rússia), o Vesper Trio traz um variado repertório que explora o violino na beleza de seus agudos, a profundidade dos graves do violoncelo e o piano desempenhando o papel de uma orquestra inteira. Uma apresentação imperdível no dia 9 de abril, às 11h, no 80º Concerto Bunkyo aos Domingos.

O nome do Trio vem da estrela Vesper, também conhecida como estrela D’Alva, a primeira e mais brilhante do poente até noite alta. O conceito deste nome é coroado pelo fato de que esta estrela na verdade é o planeta Vênus, cujo nome vem da deusa grega símbolo da feminilidade, perfeito para um trio só de mulheres.

O repertório inclui desde obras consagradas de grandes compositores de todos os períodos até obras contemporâneas e experimentalistas, sempre interpretadas com uma perspectiva diferenciada de nuances que apenas a alma de uma mulher poderia revelar.

Organizado pela Comissão de Música do Bunkyo, o evento tem entrada franca e a doação de alimentos não perecíveis é incentivada (exceto sal e açúcar). Todos os alimentos arrecadados serão destinados à Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, entidade sem fins lucrativos voltada à assistência e amparo às pessoas com necessidades especiais onde são assistidas cerca de 80 pessoas (22 a 60 anos).

PROGRAMA 80ª CONCERTO BUNKYO AOS DOMINGOS

• Wolfgang Amadeus Mozart
Trio KV564 Sol maior

– Allegro
– Andante
– Allegretto

• Felix Mendelssohn-Bartholdy
Trio Opus 49 No.1 Ré menor

– Molto allegro agitato
– Andante con moto tranquillo
– Scherzo – leggiero e vivace
– Finale – allegro assai appassionato

80º Concerto Bunkyo aos Domingos
Vesper Trio: violinista Sung-Eun Cho, violoncelista Jin Joo Doh e pianista Olga Kopylova
Entrada Franca – colabore doando 1Kg de alimento não perecível que será destinado ao Kodomo-no-Sono
Data/hora: 9 de abril, domingo, a partir das 11h
Local: Pequeno Auditório do Bunkyo – Prédio Anexo
Rua São Joaquim, 381 – 3º andar – Liberdade – São Paulo – SP (próx. ao Metrô São Joaquim)
Estacionamento (terceirizado): Rua Galvão Bueno, 540
Informações: (11) 3208-1755 / contato@bunkyo.org.br

 

VESPER TRIO

• Olga Kopylova, piano
Nascida no Uzbequistão, no período da extinta União Soviética, iniciou aulas de piano aos quatro anos com o pai e aos seis ingressou na Escola Especial de Música Uspensky. Em Moscou, estudou no Colégio de Música Tchaikovsky e depois no Conservatório Tchaikovsky, com Tatiana Galitzkaya e Liudmila Roshina, representantes de destaque da escola pianística de Samuil Feinberg. Mudou para o Brasil em 2000 para assumir o posto de pianista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, onde é titular até hoje. Como integrante da Osesp, participou de diversas gravações sinfônicas, como o premiado CD dos Concertos de Jolivet para trompete e orquestra, com Ole Edvard Antonsen. Em 2002 lançou o CD solo Estrela da Manhã, com músicas de compositores russos. Como solista, tem realizações à frente de diversas orquestras do Brasil e do exterior, sob regência de John Neshling, Roberto Minczuk, Giancarlo Guerreiro e Scott Seaton, entre outros. Desenvolve trabalhos camerísticos dentro das séries de música de câmara da Osesp e também ao lado dos solistas internacionais, como Johannes Moser, Nicolas Koeckert, Alexander Chaushian e Ransom Wilson, e mantem formações fixas como o Vesper Trio, Duo Virtuose e Duo Kopylova-Milling e desenvolve atividades sócio-educativas voltadas à formação de público.

• Sung-Eun Cho, violino
Nascida em Seul, Coreia do Sul, começou a estudar violino aos cinco anos. Graduou-se pela Universidade Nacional de Seul e, em 1992, conquistou o 2º prêmio do Concurso da Sociedade Musical da Coreia, realizando em seguida uma série de apresentações como solista ao lado da Orquestra de Câmara da Coreia, da qual foi também spalla. Mudou para os EUA e fez mestrado na Manhattan School of Music, em Nova York, aperfeiçoando-se na Mannes School of Music. Entre seus professores destacam-se Min Kim, Peter Winograd, Kenneth Cooper, Schirley Givens, Felix Gralimir e Hyo Kang. Foi solista do Baroque Aria Ensemble e concertino da Orquestra Sinfônica de Manhattan. Após vencer o Concurso Internacional de Artistas, apresentou-se em recital no Carnegie Hall. Em 1998, mudou-se para São Paulo e assumiu o posto de violinista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, onde trabalha até hoje. Participou de diversas séries de música de câmara da Osesp, de gravações de obras sinfônicas e turnês internacionais.

• Jin Joo Doh, violoncelo
Nascida em Busan, Coreia do Sul, cresceu em Seul. Iniciou os estudos musicais com seus pais e optou pelo violoncelo aos 9 anos. Vencedora de diversos concursos nacionais, tornou-se bacharel em música pela Seoul National University, onde estudou com Young-Sook Yun. Concluiu o mestrado em música no Mannes College of Music, em Nova York, sob orientação dos professores Timothy Eddy, Felix Galimir e Jilius Levine. Fez doutorado pelo College Conservatory of Music da Universidade de Cincinnati, onde estudou com Yehuda Hanani e música de câmara com Peter Oundjian. Apresentou-se como solista ao lado da Busan Philarmonic e CCM Concert Orchestra. Desde 2001, faz parte da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp. Durante este período desenvolveu uma intensa agenda de atividades com a Osesp, como séries de música de câmara, gravações e turnês internacionais.

Confira o calendário de eventos completo