Bunka Matsuri: um desfile de kimonos imperdível

Compartilhe

21mai BM16 383Nada mais simbólico da cultura japonesa do que o kimono. Tão simples e complexo! Sua estrutura é modular: confeccionado a partir de um tecido de 12 a 13 metros de comprimento e 40 cm de largura, esse tecido é cortado em 8 partes e costurado uns ao outros.

A partir da era Edo (1603/1868), os kimonos, que até então valorizavam a textura da tecelagem, explodem em criatividade pictórica ao incorporar a arte de pintura com o surgimento das sedas mais macias. O kimono passou a representar uma “tela” a ser pintada.

Na realidade, o kimono extrapola essas características físicas: cada uma dessas vestes é uma peça única cuja função vai além da proteção ao corpo. Ou seja, além de decorá-lo, expressa também a temporalidade e a posição social daquele que está vestindo esse kimono.

21mai BM16 363Desafiando essa complexidade de significados, a Comissão Organizadora do 11º Bunka Matsuri está planejando um “Desfile de Kimono”, no dia 24 de maio, sob a coordenação de uma comissão especial formada por Madoka Hayashi e Teruco Kamitsuji (ambas vice-presidentes do Bunkyo e titulares do Comitê Cultural) e Rumi Kusumoto (vice-presidente da Comissão do Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa).

Para participar do desfile foram convidados os grupos que em seu cotidiano têm o kimono como um dos itens essenciais para a prática de suas atividades culturais: as escolas de danças japonesas tradicionais e as de cerimônia do chá.

Assim, além de contar com a expertise das professoras e alunas dessas escolas, o Desfile ainda terá outra imperdível atração: um jantar especial preparado por Shin Koike, chef do Restaurante Sakagura A1 e presidente da Comissão de Divulgação da Gastronomia Japonesa.

Um passeio pelo universo do kimono

21mai BM16 354A programação inicial do Desfile prevê a apresentação de 17 diferentes tipos de quimonos com o objetivo de oferecer ao público uma breve amostra desse incrível universo, representado por essa vestimenta tradicional.

O desfile inicia com os quimonos formais usados pelas crianças, incluindo aqueles para a cerimônia de ingresso à escola. Nessa parte também aparecem os trajes semiformais estampados com o brasão familiar.

Outro segmento é o de quimonos usados pelas maiko e gueixas, cortesãs e comerciantes da Era Edo, como também os trajes usados por monges em templos budistas. Haverá também os quimonos tradicionais de Okinawa.

Constam do desfile ainda os quimonos furisode (usado por solteiras), tsukesague (usado em ocasiões festivas), tomesode e irotomesode (quimonos formais com o brasão familiar), danshi mompu (traje formal masculino).

Certamente, a grande sensação será o traje completo usado pelas noivas, o shiromuku (de cor branca) acompanhado de adorno branco na cabeça.

Participam da produção do evento (tanto do desfile quanto no auxílio para vestir e maquiar) as seguintes escolas: Hanayaguiryu Kinryukai, Fujima Cia. de Dança Kabuki, Kyofujima Ryu, Acal – Ryokuen Ikeshiba, Japanese Dance Company Yuubi, Tamagusuku Ryu Senjukai Saito Satoru Ryubu Dojo, Centro de Chado Urasenke do Brasil e Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.

Jantar de Shin Koike incrementa o evento

22mai BM16 162O desfile terá duração de aproximadamente uma hora, seguindo-se (às 20h) um jantar especial preparado pelo chef Shin Koike (titular do restaurante Sakaguara A1 e embaixador da Difusão de Culinária Japonesa).

O chef Koike, como acontece nas edições do Bunka Matusri, desta feita estará preparando o jantar para 150 convidados com um menu especial criado para a ocasião.

Serviço:
Desfile de Kimono e Jantar com o chef Shin Koike
Dia/hora: 24 de maio, quarta-feira, a partir das 19h
Local: Espaço Multiuso Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP
Convites: R$ 200,00 (inclui Desfile e Jantar) e R$ 50,00 (somente Desfile)
Mais informações: (11) 3208-1755, com Massami ou pelo e-mail: atendimento@bunkyo.org.br

Confira o calendário de eventos completo