Amanhã, 14/06, acontece a homenagem aos condecorados pelo governo japonês

Compartilhe

condecorados-primavera-2017A comunidade nipo-brasileira se reúne para homenagear cinco Condecorados de Primavera 2017 pelo governo japonês. O evento é promovido por 37 entidades nipo-brasileiras e acontece neste dia 14 de junho, às 19h30, no Salão Nobre do Bunkyo.

A cerimônia homenageia os condecorados da regional de São Paulo do Consulado Geral do Japão e conta com a presença de dirigentes das entidades nipo-brasileiras, amigos, familiares e adesão do público. Entre os Condecorados de Primavera 2017 pelo governo japonês estão:

Jo TatsumiJo Tatsumi, 79 anos – Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro Com Roseta

Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Jô Tatsumi , foi presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão e membro atuante do Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão.

Masasuke KurokiMasasuke Kuroki, 81 anos – Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata

Ex-presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Atibaia, foi protagonista junto à comunidade local para promover o ensino da língua japonesa e a difusão da cultura japonesa na sociedade brasileira.

Guenji YamazoeGuenji Yamazoe, 81 anos – Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata

Engenheiro agrônomo, diretor e pesquisador do Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, dedicou sua vida aos estudos das árvores brasileiras. Ocupou a presidência da ABJICA – Associação dos Bolsistas da JICA, e junto ao Bunkyo desenvolveu um trabalho marcante junto à Comissão do Prêmio Kiyoshi Yamamoto, da qual foi presidente. Atualmente ocupa a presidência da Associação Cultural Tottori Kenjinkai do Brasil.

Sonoko YoshiyasuSonoko Yoshiyasu, 88 anos – Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata

Desde 1958, tem se dedicado ao Ikoi-no-Sono, quando foi contratada como assistente social para trabalhar no Jardim de Repouso São Francisco, construído pela Assistência Social D. José Gaspar, entidade criada em 1942 e liderada por Dona Margaria Watanabe. Hoje, considerada uma das entidades modelo de atendimento à terceira idade, o Ikoi-no-Sono contou, ao longo de sua história, com a incansável dedicação de Sonoko.

Nituo TsukadaNituo Tsukada, 86 anos – Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata

Ex-presidente do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas, também foi importante protagonista do esforço envolvendo a comunidade local para conquistar melhorias em sua entidade e promover o ensino da língua japonesa e a difusão da cultura japonesa na sociedade brasileira.

Cerimônia de Homenagem aos Condecorados de Primavera 2017
Data: 14 de junho de 2017 (quarta-feira), às 19h30
Local: Salão Nobre do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – 2º andar – Liberdade – SP
Taxa de Adesão: R$ 100,00 por pessoa

As entidades co-promotoras do evento são: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Aliança Cultural Brasil – Japão, Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi-no-Sono, Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibo-no-Iê, Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, Associação Harmonia de Educação e Cultura, Centro de Chado Urassenke do Brasil, Associação Ikebana do Brasil, Nippon Country Club, Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões do Brasil, Cotia Seinen Renraku Kyogui-Kai, Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior (CIATE), Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL), União Cultural e Esportiva São Paulo Norte, Associação Cultural e Esportiva Piratininga, Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshuusei, Associação dos Bolsistas da JICA (ABJICA), Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, Centro Brasileiro de Língua Japonesa, Associação Brasileira de Imigrantes Japoneses, Federação das Escolas Budistas do Brasil, Associação Beneficente Feminina Esperança, Associação Brasil-Japão de Pesquisadores (SBPN), Cooperativa Central Agrícola e de Colonização do Brasil, Associação Furusato Soosei do Brasil, Associação Nikkey de Golfe do Brasil (ANGB), JCI – Câmara Júnior Brasil-Japão, Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão (ASEBEX), União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André, Federação Sakura e Ipê do Brasil, Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, Club Cultural Nipo Brasileiro Bauru e Associação Hokkaido de Cultura e Assistência.

Confira o calendário de eventos completo