Tadakuni Yassunaga receberá a homenagem do Conscre em 2017

Compartilhe

conscre2017No dia 29 de agosto, a partir das 19h, diferentes comunidades se reúnem no Auditório Franco Montoro, na Assembleia Legislativa de São Paulo, para a Homenagem às Personalidades das Comunidades de Raízes Estrangeiras. Nesta edição do evento, a comunidade japonesa demonstra seu reconhecimento a Tadakuni Yassunaga.

A solenidade é organizada pelo CONSCRE – Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e, após a cerimônia, as comunidades realizam uma recepção com ilhas gastronômicas e apresentações folclóricas típicas no Hall Monumental da Assembleia.

O homenageado da comunidade japonesa

tadakuni yassunagaTadakuni Yassunaga, 96 anos, um nissei descendente da segunda geração, é filho de imigrantes que chegaram ao Brasil em 1914. Desde jovem se dedicou ao cultivo de café. De 1978 até 1994, foi presidente da Cooperativa Agrícola Sul-Brasil em Promissão e colaborou firmemente nas atividades esportivas e comunitárias. Também foi professor voluntário na Escola Japonesa de Promissão de 1945 até 1991.

Quando jovem, por volta dos 15 anos, em visita ao Dr. Shuhei Uetsuka, advogado, imigrante da leva pioneira do navio Kasato Maru, considerado o “pai da imigração japonesa”, que se encontrava internado no hospital de Lins; Tadakuni foi o representante dos alunos destacado para adentrar ao quarto e nunca se esqueceu do pedido de Uetsuka para que ajudasse a transmitir às futuras gerações o espírito de luta dos pioneiros.

Reconhecido pela importância de suas atividades comunitárias – filosofia que transmitiu às gerações de seus descendentes e demais pessoas que convivem com ele – Tadakuni atendeu a este o pedido e agora recebe a homenagem da comunidade nipo-brasileira em reconhecimento a sua incansável atuação.

Conheça os demais homenageados por suas comunidades

Árabe: Sr. Fabio Kadi e Sra. Odette Haidar Eid
Armênia
: Sr. Claudio Sarian Altounian
Espanhola
: Sra. Maria Dolores Daparte Souto Mariñas
Italiana
: Pe. Paolo Parise
Japonesa
: Sr. Tadakuni Yassunaga
Judaica
: Sr. Bruno Laskowsky
Paraguaia
: Sr. Juan Goro Moriya
Portuguesa
: Sr. Manuel Magno Alves
Russa
: Sra. Galina Sheetikoff

Homenagem às Personalidades das Comunidades de Raízes Estrangeiras

Data/hora: 29 de agosto de 2017, às 19h
Local: Auditório Franco Montoro – Assembleia Legislativa
Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera – São Paulo-SP
Informações: (11) 3886-6284 / conscre@yahoo.com / conscre@al.sp.gov.br
www.al.sp.gov.br

Realização: CONSCRE – Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Confira o calendário de eventos completo