Concurso Mundial de Haicai para Crianças 2017-2018

Compartilhe

haicaiAlunos do Ensino Fundamental ou Médio no Brasil, com até 14 anos, podem participar do 15º Concurso Mundial de Haicai para Crianças (2017-2018). Os classificados no país recebem certificado e um brinde, além de terem seu trabalho participando da seleção em nível mundial que será realizada em Tóquio.

A JAL Foundation, sob co-patrocínio da Japan Airlines, administra o Concurso Mundial de Haicai para Crianças desde o seu início, em 1990. O objetivo do evento é promover o desenvolvimento da criatividade e o intercâmbio entre as crianças e aprofundar o conhecimento sobre o Japão.

Como participar

O poema haicai (de três linhas curtas) deve ser escrito em uma folha de sulfite branco tamanho A4, acompanhado de uma ilustração colorida. No verso desta mesma folha será colado o formulário de inscrição (veja aqui o modelo).

O tema do concurso 2017 é “SERES VIVOS” – o assunto do poema deve ser um acontecimento, uma descoberta, uma sensação ou qualquer coisa relacionada a isso e que apresente alguma relação com a natureza e a estação do ano.

Podem participar crianças que estejam cursando o Ensino Fundamental ou Médio na faixa etária inferior a 15 anos (que não completem 15 anos até 30/11/2017). Cada criança deve encaminhar um único trabalho, que não tenha sido publicado em qualquer outro local.

As escolas recolhem o trabalho de seus alunos e encaminham para a JAL – São Paulo. Em caso de dúvida ou esclarecimentos necessários, o contato é feito diretamente com os responsáveis pela escola.

As inscrições encerram no dia 30 de novembro de 2017! Mais informações estão disponíveis em: http://www.kakinet.com/cms/?p=1990

Endereço para entrega dos trabalhos
JAPAN AIRLINES INTERNATIONAL
A/C Competição de HAICAI
Av. Paulista, 542, 3º andar – Bela Vista
CEP 01310-000 – São Paulo – SP

O relatório final e a relação dos classificados estarão disponíveis para consulta nos sites:

http://www.jal-foundation.or.jp/contest-e.html
www.kakinet.com/concurso
http://www.nikkeibungaku.org.br

A seleção em Tóquio acontece em 2018 e os melhores trabalhos serão publicados na antologia ‘Haiku by World Children 2018’.

O que é haicai?

millorO haicai, conhecido na maioria dos países como haiku, é uma forma poética de origem japonesa que chegou ao Brasil no início do século 20. É o menor poema do mundo, composto por apenas três versos e dezessete sílabas poéticas. Em sua estrutura, o primeiro e o terceiro verso são pentassílabos (formados por cinco sílabas poéticas) e o segundo é heptassílabo (constituído de sete sílabas). Além disso, o haicai traz uma referência à natureza expressa por uma palavra (o chamado kigô), que deve representar também a estação do ano. Entre os poetas brasileiros que fizeram haicai estão Guilherme de Almeida, Paulo Leminski, Millôr Fernandes e Olga Savary.

Confira o calendário de eventos completo