Apresentação das crianças do PIPA mostra uma nova forma de tratamento ao autismo

Compartilhe

pipa2017Neste sábado, 25, às 10h, o PIPA – Projeto de Integração Pró-autista do Enkyo – Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo realiza no grande auditório do Bunkyo a 13ª apresentação das crianças do projeto. “Este evento tem como objetivo de promover a inclusão social das crianças autistas, e também mostrar a evolução delas no tratamento no PIPA”, explica Ricardo Wazima, coordenador do projeto.

Todos os anos o PIPA realiza a apresentação das atividades físicas e musicais de suas crianças e, nesta edição, traz como tema o universo circense com o “PIPALEGRIA – O Circo das Crianças do PIPA”.

Na programação constam apresentações de equilibristas mirins em vários aparelhos, atrações musicais com a participação especial de um grupo de tocadores de taikô (tambores japoneses) do PIPA e certamente muitas palhaçadas.

Segundo Ricardo, “há sempre uma criança antes do diagnóstico de autismo e é com alegria que se educa qualquer criança”. As apresentações terão surpresas, emoção e diversão garantidas!

Projeto Pipa

492O Projeto de Integração Pró-Autista (PIPA) é um centro terapêutico especializado no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e utiliza a metodologia da Terapia de Vida Diária (TVD), desenvolvida por Kiyo Kitahara, doutora em pedagogia e fundadora da escola Musashino Higashi Gakuen, em Tóquio (Japão).

Esta prática tem como pilares a educação em grupo, a terapia de 24 horas, com a participação ativa dos pais. Prevê a não utilização de medicamentos e o desenvolvimento de atividades físicas, que promovem a expressão rítmica e corporal adequada para que a criança possa regular suas emoções e comportamentos.

612As atividades tiveram início em 2006, no Templo Central Nikkyoji, na Vila Mariana. Quatro anos depois, em 2010, o Pipa foi transferido para a Rua Soldado João Pereira da Silva, 273, no Parque Novo Mundo, ao lado do Hospital Nipo-Brasileiro, onde funciona até hoje.

Atualmente esta unidade atende 39 pessoas, entre cinco e 18 anos, da Capital e de várias cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Dois jovens maiores já trabalham no Hospital Nipo-Brasileiro.

O PIPA é especializado no tratamento ao autismo e conveniado ao SUS, promove desde 2006 a aprendizagem em diferentes áreas para explorar e desenvolver as potencialidades de crianças entre 5 e 18 anos, favorecendo a inclusão social e profissional.

Mais informações sobre o PIPA podem ser obtidas no telefone (11) 2636-3894 e no site http://www.enkyo.org.br/unidade/projeto-de-integracao-pro-autista-pipa-d72f

Serviço
Apresentação artística: PIPALEGRIA – O Circo das Crianças do PIPA
Data: 25 de novembro (sábado), às 10h
Local: Grande Auditório do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade, São Paulo (próximo à estação São Joaquim do Metrô)
Entrada gratuita
Estacionamento (terceirizado): Rua Galvão Bueno, 540

Confira o calendário de eventos completo