A grande expectativa dos organizadores das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil de contar com a prestigiosa presença de algum representante da família imperial japonesa foi atendida.
Embora sem confirmações oficiais do Gaimusho (Ministérios dos Negócios Estrangeiros), fontes ligadas à Casa Imperial indicam a possibilidade da visita ao Brasil da Princesa Mako (primogênita do príncipe Akishino e neta mais velha do imperador Akihito), para as comemorações dos 110 anos da imigração japonesa.
Não foi informada a data da visita, somente que durante sua estada, deverá dirigir-se a algumas cidades de grande concentração de nipo-brasileiros.
A vinda ao Brasil será a quarta visita oficial ao exterior da Princesa Mako, que em setembro de 2016 esteve no Paraguai para as comemorações dos 80 anos da imigração japonesa; e no final de 2015 visitou El Salvador e Honduras.
Mestre em Artes pela Universidade Leicester (Inglaterra), a Princesa também estudou em outras universidades do exterior. Acredita-se que a vinda ao Brasil deverá ser seu último compromisso oficial como representante da Casa Imperial, visto que em novembro próximo deverá se casar com o plebeu Kei Komuro, colega da Universidade Cristã Internacional de Tóquio, que conheceu em 2012, perdendo assim seu título de realeza.