110 Anos: indicação de homenageados para receber a Comenda Kasato Maru

Compartilhe

kasato maruA Comissão para Comemoração dos 110 Anos de Imigração Japonesa no Brasil vai homenagear 110 pessoas (físicas ou jurídicas) com a Comenda Kasato Maru. Para compor esse rol de personalidades foi constituída a Sub-Comissão de Homenagens, que definiu e está divulgando o regulamento para indicação de homenageados.

Os organizadores esclarecem que, para receber a Comenda Kasato Maru, o candidato deverá ser notável por suas contribuições para o desenvolvimento da comunidade nipo-brasileira, ou ter trabalhado para o crescimento das relações Brasil-Japão.

Além disso, no caso de pessoas físicas podem ser indicadas aquelas acima de 70 anos e pessoas falecidas (inclusive com menos de 70 anos) poderão ser homenageadas in memoriam. Para pessoas jurídicas não será considerado o tempo de existência.

“Desejamos cobrir todo o território nacional e as indicações deverão ser feitas por uma associação representativa ou associação nipo-brasileira” ressalta Tomio Katsuragawa, presidente da Sub-comissão de Homenagens dos 110 Anos.

“Pessoas que desejarem fazer a indicação de empresas, entidades e conhecidos deverão procurar sua entidade local, que é quem fará efetivamente a indicação”, esclarece o presidente.

O regulamento destaca ainda que “As pessoas homenageadas anteriormente com a Comenda Kasato Maru não serão novamente homenageadas”.

As Fichas de Inscrição e de Justificativa da Homenagem devidamente preenchidas deverão ser endereçadas aos cuidados da Sub-Comissão de Homenagens.

Comissão para Comemoração dos 110 Anos de Imigração Japonesa
A/C Sub-Comissão de Homenagens
Rua São Joaquim, 381, 2º andar – Liberdade
01508-001 – São Paulo – SP

Abaixo, o regulamento completo e as fichas para indicação:

1 – Regulamento para Indicação de Homenagens “Comenda Kasato Maru”;
2 – Ficha de Inscrição Pessoa Física;
3 – Ficha de Inscrição Pessoa Jurídica;
4 – Formulário para Justificativa da Homenagem.

Prazo de inscrição: até 31 de maio de 2018

Mais informações: 110anos@bunkyo.org.br

 

Data da homenagem

A cerimônia de outorga da Comenda Kasato Maru está programada para o dia 24 de agosto de 2018, no Grande Auditório do Bunkyo, Rua São Joaquim, 381, Liberdade – São Paulo-SP. Os homenageados receberão um diploma de honra ao mérito e uma medalha cunhada com réplica do navio Kasato Maru, simbolizando os imigrantes japoneses que aportaram em Santos no dia 18 de junho de 1908.

 

História (com informações do site: http://www.centenario2008.org.br)

Em 2008, no Centenário da Imigração Japonesa, 733 pessoas foram indicadas para Comenda Kasato Maru. A homenagem foi entregue a 250 pessoas. Além disso, receberam o diploma de Honra ao Mérito Kasato Maru 130 falecidos, 46 pessoas jurídicas e 28 condecorados (que já haviam recebido condecoração do governo japonês).

A meta era “prestar justa homenagem aos pioneiros da imigração japonesa e aos que trabalharam para a perfeita integração dos imigrantes na nova terra”, explica Tomio Katsuragawa, que também coordenou a comissão naquela época.

Todos os indicados tiveram seus currículos e justificativa de homenagem analisados pelos membros da Comissão de Homenagens (cerca de 25 voluntários), que deliberaram pela outorga ou não da honraria por votação aberta. Entre os critérios, destaque para a exigência de comprovada notoriedade pelo tempo mínimo de 5 (cinco) anos nas atividades relacionadas aos seguintes setores: Ciências Médicas e Biológicas, Esportes, Assistência Social, Ciências Exatas, atividades de entidades, intercâmbio Brasil-Japão, Ciências Humanas e Agricultura.

>>> Veja a relação de homenageados em 2008

Confira o calendário de eventos completo