110 Anos: indicação de homenageados para receber a Comenda Kasato Maru

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

kasato maruA Comissão para Comemoração dos 110 Anos de Imigração Japonesa no Brasil vai homenagear 110 pessoas (físicas ou jurídicas) com a Comenda Kasato Maru. Para compor esse rol de personalidades foi constituída a Sub-Comissão de Homenagens, que definiu e está divulgando o regulamento para indicação de homenageados.

Os organizadores esclarecem que, para receber a Comenda Kasato Maru, o candidato deverá ser notável por suas contribuições para o desenvolvimento da comunidade nipo-brasileira, ou ter trabalhado para o crescimento das relações Brasil-Japão.

Além disso, no caso de pessoas físicas podem ser indicadas aquelas acima de 70 anos e pessoas falecidas (inclusive com menos de 70 anos) poderão ser homenageadas in memoriam. Para pessoas jurídicas não será considerado o tempo de existência.

“Desejamos cobrir todo o território nacional e as indicações deverão ser feitas por uma associação representativa ou associação nipo-brasileira” ressalta Tomio Katsuragawa, presidente da Sub-comissão de Homenagens dos 110 Anos.

“Pessoas que desejarem fazer a indicação de empresas, entidades e conhecidos deverão procurar sua entidade local, que é quem fará efetivamente a indicação”, esclarece o presidente.

O regulamento destaca ainda que “As pessoas homenageadas anteriormente com a Comenda Kasato Maru não serão novamente homenageadas”.

As Fichas de Inscrição e de Justificativa da Homenagem devidamente preenchidas deverão ser endereçadas aos cuidados da Sub-Comissão de Homenagens.

Comissão para Comemoração dos 110 Anos de Imigração Japonesa
A/C Sub-Comissão de Homenagens
Rua São Joaquim, 381, 2º andar – Liberdade
01508-001 – São Paulo – SP

Abaixo, o regulamento completo e as fichas para indicação:

1 – Regulamento para Indicação de Homenagens “Comenda Kasato Maru”;
2 – Ficha de Inscrição Pessoa Física;
3 – Ficha de Inscrição Pessoa Jurídica;
4 – Formulário para Justificativa da Homenagem.

Prazo de inscrição: até 31 de maio de 2018

Mais informações: 110anos@bunkyo.org.br

 

Data da homenagem

A cerimônia de outorga da Comenda Kasato Maru está programada para o dia 24 de agosto de 2018, no Grande Auditório do Bunkyo, Rua São Joaquim, 381, Liberdade – São Paulo-SP. Os homenageados receberão um diploma de honra ao mérito e uma medalha cunhada com réplica do navio Kasato Maru, simbolizando os imigrantes japoneses que aportaram em Santos no dia 18 de junho de 1908.

 

História (com informações do site: http://www.centenario2008.org.br)

Em 2008, no Centenário da Imigração Japonesa, 733 pessoas foram indicadas para Comenda Kasato Maru. A homenagem foi entregue a 250 pessoas. Além disso, receberam o diploma de Honra ao Mérito Kasato Maru 130 falecidos, 46 pessoas jurídicas e 28 condecorados (que já haviam recebido condecoração do governo japonês).

A meta era “prestar justa homenagem aos pioneiros da imigração japonesa e aos que trabalharam para a perfeita integração dos imigrantes na nova terra”, explica Tomio Katsuragawa, que também coordenou a comissão naquela época.

Todos os indicados tiveram seus currículos e justificativa de homenagem analisados pelos membros da Comissão de Homenagens (cerca de 25 voluntários), que deliberaram pela outorga ou não da honraria por votação aberta. Entre os critérios, destaque para a exigência de comprovada notoriedade pelo tempo mínimo de 5 (cinco) anos nas atividades relacionadas aos seguintes setores: Ciências Médicas e Biológicas, Esportes, Assistência Social, Ciências Exatas, atividades de entidades, intercâmbio Brasil-Japão, Ciências Humanas e Agricultura.

>>> Veja a relação de homenageados em 2008

Confira o calendário de eventos completo