110 anos da imigração japonesa: cerimônia de entrega dos prêmios do Sorteio Filantrópico

Compartilhe

014Uma cerimônia descontraída marcou a entrega dos prêmios do Sorteio Filantrópico 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, realizado no último dia 24 de fevereiro.

001O evento, realizado na tarde do dia 14 de março, contou com a presença do vice-presidente da Toyota do Brasil, Celso Simomura e membros da Comissão para Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. Participaram ainda o cônsul Kenji Iwashima; Eduardo Yoshida, membro do Conselho Superior da Aliança Cultural Brasil-Japão; Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz, e Eiki Shimabukuro, presidente do Okinawa Kenjinkai do Brasil.

002Inicialmente, a presidente da Comissão 110 Anos e do Bunkyo, Harumi Arashiro Goya, fez os agradecimentos destacando a generosidade da doação da Toyota do Brasil e da Fast Shop. Agradeceu ainda a todos que garantiram o sucesso desta empreitada: dos 25 mil bilhetes do Sorteio, foram vendidos 23.981, que, neste primeiro levantamento, totalizam a arrecadação de R$ 762.160,00. Ressaltou que esse valor será inteiramente revertido para as comemorações dos 110 anos da imigração japonesa.

003Apesar do tempo reduzido para a colocação dos bilhetes, lembra a presidente Harumi, ter o Toyota Prius como primeiro prêmio “foi um grande privilégio” e facilitou muito as vendas.

Celso Simomura, vice-presidente da Toyota do Brasil, em sua saudação, agradeceu “a Comissão Organizadora pela oportunidade que nos foi dada para, de alguma forma, ajudar a comemoração dos 110 anos”.

004Ressaltou que a Toyota sempre esteve ligada à comunidade nikkei e que “por coincidência, no ano em que se comemoram os 110 anos de imigração japonesa, a Toyota completa 60 anos de instalação no país”. De acordo com ele, “desde 1958 estamos aqui, sempre acreditando neste país”. Lembrou que, nos últimos anos, a empresa investiu cerca de R$ 2 bilhões na construção de fábricas em Sorocaba e Porto Feliz e no Centro de Treinamento em São Bernardo do Campo.

005Além disso, acrescentou, “estou muito feliz em entregar o prêmio ao mais sortudo dos mais de 23.900 participantes. O Toyota Prius é considerado o nosso embaixador da tecnologia hibrida”. E, fez questão de apertar a mão do ganhador, Eduardo Nagatomo, para ver se conseguia “pegar um pouco da sorte dele”.

006A Fast Shop foi representada pela vice-presidente do Bunkyo, Teruco Kamitsuji, que em sua saudação ressaltou que a empresa tem sido uma das assíduas colaboradoras dos eventos da comunidade nipo-brasileira.

Os ganhadores

007Eduardo Nagatomo, técnico eletrônico aposentado, vice-presidente da Associação Okinawa da Casa Verde, admitiu que “nunca esperava ganhar” um carro, muito menos um Toyota Prius, do qual “já ouvi falar”, e considerava como “um sonho irrealizável”.

008Às vésperas da cerimônia de entrega, admitia que “ainda não acreditava” ter sido o ganhador e, com medo de alguma surpresa desagradável, perguntou diversas vezes: “você conferiu direitinho, é mesmo o meu número?”.
Já na cerimônia, com direito à manifestação efusiva, levantou os braços e a chave do Toyota Prius e, todo sorridente, confirmou “eu sou um feliz ganhador!”.

009Na ocasião, também foram entregues os prêmios para Helen Shiba Ohara (câmera digital Cannon); para Ernesto Arashiro, que reside em Manaus e foi representado pela irmã Marie Arashiro, (smart TV Panasonic); para Toshiba Medical do Brasil, representada por Rui Ferreira de Almeida, (um smartphone Sony ) e Antonio Kawakami representado por Edson Yuki (microondas Panasonic).

010No final, o tradicional kampai, com direito a champanhe, foi conduzido por Yoshiharu Kikuchi, presidente do Comitê Executivo da Comissão 110 Anos.

011Discreta, acompanhando toda essa movimentação, com leve e feliz sorriso, estava Ritsuko Aoki Nagatomo, esposa de Eduardo. Embora o marido nunca tivesse imaginado ganhar um carro, Ritusko já tinha feito a sua “fezinha”.

012Cerca de um mês antes, ela sonhou que ganhara um carro e, na manhã seguinte, ao chegar na sede da Associação para a ginástica matinal (Rádio Taissô), viu o cartaz do Toyota Prius com a chamada “Este carro pode ser seu”. Não teve dúvidas: chegou perto dele, acariciou a foto do carro e “conversou” com ele: “carro, você vai ser meu”.

013Este fato, conta, só comentou com a filha e foi com surpresa que, na manhã do dia 27 de fevereiro, numa parada em Punta del Leste (Uruguai) durante viagem de navio pela América do Sul, recebeu a boa nova. E, aí, a viagem perdeu interesse – queria chegar logo em casa para confirmar a notícia!

Resultados do Sorteio

015Os números finais do Sorteio Filantrópico 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, autorizado pela Caixa Econômica Federal, ainda estão em apuração. De acordo com o levantamento realizado no dia 07/03.

Os ganhadores foram:

27.739 – Eduardo Nagatomo (Toyota Prius)
82.238 – Helen Shiba Ohara (câmera digital Cannon)
60.353 – Ernesto Arashiro (smart TV Panasonic)
93.772 – Toshiba Medical do Brasil (smartphone Sony)
83.228 – Antônio Kawakami (microondas Panasonic)

Confira o calendário de eventos completo