Projeto Intercâmbio Brasil-Japão para Formação de Jovens

Compartilhe

projetoFortalecer as raízes para intensificar o intercâmbio com novas pessoas e outros países. Ao se comemorar os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, esta foi a proposta do Projeto Intercâmbio Brasil-Japão para Formação de Jovens.

Assim inspirados, ontem, dia 4, os 15 selecionados no Projeto embarcaram com destino a Honolulu (Havaí). Mas antes, o grupo esteve reunido no Salão Nobre do Bunkyo para uma atividade de integração que incluiu palestras e preparativos para viagem.

Coordenadas por Bunkyo, JICA e Consulado Geral do Japão em São Paulo, as palestras abordaram a importância da bolsa, informações sobre o Japão e a comunidade nikkei no Brasil, além das expectativas sobre os integrantes deste Projeto.

“É esperado que, ao retornar a suas respectivas comunidades, esses jovens divulguem o que vivenciaram e apliquem os novos conhecimentos em suas entidades”, destaca Marcelo Hideshima, vice-presidente do Bunkyo que acompanhou e coordenou todo o processo de indicação de candidatos pela entidade.

O Bunkyo teve ampla participação na seleção dos candidatos e fez suas indicações levando em consideração a atuação e o comprometimento desses jovens com o futuro de sua comunidade e no estreitamento do relacionamento com o Japão.

O intercâmbio

Chegando ao Honolulu, os bolsistas participação na 59ª Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior (Kaigai Nikkeijin Taikai), que neste ano está sendo realizada na ilha em comemoração aos 150 Anos da Imigração Japonesa no Havaí. O evento reúne pessoas do mundo inteiro e é uma oportunidade de interagir com descendentes de japoneses das mais diversas nacionalidades. Além disso, a convenção contará com a presença do príncipe Akishino e a princesa Kiko. Em seguida, o grupo viaja para Tóquio, onde passarão alguns dias em uma série de compromissos.

O Projeto Intercâmbio Brasil-Japão para Formação de Jovens foi organizado pela Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai, Jornal São Paulo Shimbun e NPO Challenge Brasil, com patrocínio das empresas japonesas Takeuchi e Wordlinks e apoio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo.

Os selecionados

Andrea Hanashiro Silva; Carla Lurika Sano Okubo, Celso Akihide Shiroma, Lilian Kakumu Kayano Nakashima, Marcia Mariko Nakano Kawase e Ricardo Luís Nishimura (São Paulo-SP), Eduardo Hoshi (Rio de Janeiro-RJ), Larissa Noriko Oyama (Curitiba-PR); Leandro Shigeru Sato (Maringá-PR), Leandro Yoshio Maruoka (Belém-PA), Maisa Watanabe (Bastos-SP), Patrícia Sanae Tanabe (Porto Alegre-RS), Philipe Yoshio Yoshizane (Belo Horizonte-MG), Ricardo Sussumu Ywata (Presidente Prudente-SP) e William Sadao Honma (Salto-SP).

Confira o calendário de eventos completo