Em Memória dos Imigrantes Japoneses

Compartilhe

budistaNos próximos dias 17 e 18 de junho, serão realizadas as cerimônias religiosas dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Todos estão convidados a participar.

Os cultos budistas (no Ireihi, no Parque Ibirapuera, e no Grande Auditório do Bunkyo) serão realizados na manhã do dia 17, domingo, e a missa de ação de graças, no dia 18, às 9h, na Igreja São Gonçalo.

Neste ano, o culto budista organizado pelo Bunkyo, conta com o apoio da Comissão para Comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa para incrementar a participação não somente de outras religiões, além da budista, como dos representantes e membros das entidades nipo-brasileiras.

Foram destinados convites a várias entidades para ser distribuídos aos seus membros, que deverão ser apresentados na entrada.

Cada participante, em sinal de gratidão, receberá uma sacolinha com os seguintes brindes: um oniguiri (bolinho de arroz), um Mupy (bebida de soja+fruta), uma caneta e bloco de anotações. E, quem tiver mais sorte, poderá encontrar em sua sacolinha um ingresso cortesia para o Festival do Japão!

A produção dos brindes teve o apoio das empresas Azuma Kirin (doação de 450 kg do arroz Mirokumai), do departamento de Jovens e de Senhoras do Templo Nikkyoji da Escola Honmon Butsuryu-Shu, da Agronippo e da Gráfica Mil Folhas.

Os organizadores da cerimônia solicitam aos participantes que levem pacotes de pó de café como oferendas a serem colocadas no altar principal. Após o culto, essas oferendas serão doadas às entidades beneficentes nipo-brasileiras.

SERVIÇO

Dia 17 de junho (domingo)
8h30 – Cerimônia Budista em Homenagem aos Imigrantes Japoneses Falecidos
  Local: lreihi – Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos – Parque Ibirapuera (próximo ao portão 10, ao Museu AfroBrasil e Pavilhão Japonês)
Organização: Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil e Federação das Escolas Budistas do Brasil.
   
10h30 – Culto Budista em Memória aos Imigrantes Japoneses
  Local: Grande Auditório do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381, Liberdade, São Paulo – SP (próx. Metrô São Joaquim)

Presença de representantes das Escolas Budistas e outras religiões, do governo japonês e das entidades nipo-brasileiras.
Na ocasião, haverá uma apresentação especial alusiva à data, para a qual foram convidadas escolas nipo-brasileiras que estarão interpretando a música-símbolo dos 110 anos “Arigatô Brasil”.

Organização: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e Federação das Escolas Budistas do Brasil.

Colaboração: Consulado Geral do Japão em São Paulo, JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão. Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, Associação dos Admiradores de Buda Shakyamuni, Aliança Feminina Budista do Brasil, Centro de Chado Urasenke do Brasil, Associação de Ikebana do Brasil, Grupo Miwakai e Grupo Shinzankai, Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões e Coral da Federação das Escolas Budistas do Brasil.

   
Dia 18 de junho (segunda-feira)
9h – Missa em Ação de Graças à Memória dos Imigrantes Japoneses Precursores (em japonês/português)
  Local: Igreja São Gonçalo
Praça Doutor João Mendes, s/n, Sé, São Paulo – SP
Organização: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e PANIB – Pastoral Nipo-Brasileira

Confira o calendário de eventos completo