Exposição Bancos Indígenas do Brasil

Compartilhe

bancos indigenasA partir de 9 de junho, o Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera recebe a exposição Bancos Indígenas do Brasil, que apresenta cerca de 70 peças da coleção BEI.

Ao se comemorar os 110 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses Brasil, a exposição apresenta e homenageia as relações entre duas culturas que compartilham um intenso sentido de integração com a natureza, traduzido pelo uso sustentável da madeira.

Reunindo bancos produzidos por povos de várias regiões do alto e baixo Xingu, sul da Amazônia, Centro-Oeste, norte do Pará, Guianas e noroeste amazônico; a exposição constitui um olhar multicultural sobre a relação entre a matéria-prima e a obra final, o uso do material e sua preservação, a natureza e o fazer artístico.

Nesse movimento de aproximação entre a arte indígena e a japonesa, os organizadores pretendem expor a forma como ambas, cada um a seu modo, cultivam o rigor e, ao mesmo tempo que reverenciam a tradição, assimilam as transformações trazidas por nossa época – os índios, por exemplo, hoje usam ferramentas e introduzem inovações em sua arte, mas mantêm-se fiéis aos ensinamentos de seus antepassados.

Por sua abrangência e variedade, a exposição Bancos Indígenas do Brasil toca em uma ampla variedade de temas, revelando pontos de conexão entre a arte indígena e mostrando ao público a potência criativa e o apuro estético dos povos tradicionais.

A mostra, cuja expografia ficou a cargo da designer Claudia Moreira Salles e do arquiteto Eiji Hayakawa, revela a sofisticação e a importância cultural dos bancos: alguns são zoomórficos, representando animais da fauna brasileira; outros são assentos mais convencionais, lixados com esmero, pintados com pigmentos naturais, decorados com grafismos ou entalhes. Em todos, os aspectos utilitários e decorativos conciliam-se à dimensão simbólica, de forma que as peças espelham o universo cultural, os mitos e a cosmologia das etnias que as fabricam.

Exposição Bancos Indígenas do Brasil
Abertura: 9 de junho, às 11h
Período: 9 de junho a 5 de agosto de 2018
Visitação: quarta, sábado, domingo e feriado
Horário: das 10h às 17h

Local: Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera (próx. ao MuseuAfro e Planetário)
Acesso: Portão 3 e 10 – Av. Pedro Álvares Cabral
Entrada Gratuita

Confira o calendário de eventos completo