Cerimônia de Homenagem aos Condecorados da Primavera 2018

Compartilhe

condecoradosA comunidade nipo-brasileira se reúne para homenagear os Condecorados de Primavera 2018 pelo governo japonês. O evento é promovido por 34 entidades nipo-brasileiras e acontece neste dia 20 de junho, às 19h30, no Salão Nobre do Bunkyo.

A cerimônia homenageia os condecorados da regional de São Paulo do Consulado Geral do Japão e conta com a presença de dirigentes das entidades nipo-brasileiras, amigos, familiares e adesão do público. Entre os Condecorados de Primavera 2018 pelo governo japonês estão:

Masao Hayakawa (Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata)

Como presidente do Clube Cultural Nipo-Brasileiro de Bauru, alterou o sistema de ensino da Escola de Língua Japonesa transformando a outrora classe única em um curso dividido por níveis de conhecimento, contribuindo assim para a melhoria e a difusão da língua japonesa. Coordenou a edição do Histórico de 50 Anos do Clube Cultural Nipo-Brasileiro de Bauru e, com a construção do ginásio de esportes e o Bon-Odori, contribuiu para a divulgação dos esportes e da cultura japonesa na região.

Massashi Ruy Ohtake (Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta)

Um dos renomados arquitetos da atualidade, projetou mais de 400 obras, dentre as quais destacam-se o prédio da Embaixada do Brasil no Japão e a Residência Oficial do Embaixador, além do Pavilhão Brasileiro na Expo 90 (The International Garden and Greenery Exposition) em Osaka. Instalações símbolos das relações de amizade entre o Japão e Brasil, que contribuem para o aprofundamento do relacionamento entre os dois países e a elevação da imagem do nikkei no Brasil.

Yoshimi Shintaku (Ordem do Sol Nascente Raios de Prata)

Como presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira e Esportiva Nikkey de Marília, promoveu atividades como festivais japoneses e esportes na região contribuindo para as relações da comunidade nipo-brasileira da região de Marília. Em especial, trabalhou para o fomento do ensino da língua japonesa por meio da Escola Modelo de Língua Japonesa e o intercâmbio nipo-brasileiro através do beisebol. Ainda, como criador de aves, trabalhou para a fortificação de cooperação e do aperfeiçoamento das técnicas de criação. Dessa forma, além de contribuir para o desenvolvimento da criação de aves, contribuiu também para a elevação da imagem dos produtores rurais locais e para a melhoria da qualidade de vida na região.

Osvaldo Yuji Nagasawa (Ordem do Sol Nascente Raios de Prata)

Disponibilizou informações sobre o mundo dos negócios brasileiros para empresas multinacionais japonesas em expansão no país contribuindo para o desenvolvimento de suas atividades de forma harmoniosa. Ainda, trabalhou em prol da melhoria das instalações de ambientes educacionais e de assistência médica para os japoneses e os nipo-brasileiros.

Serviço

Homenagem aos Condecorados de Primavera 2018
Data: 20 de junho (quarta-feira), às 19h30
Local: Salão Nobre do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381, – Liberdade – São Paulo – SP
Adesão: R$ 100,00 por pessoa

As entidades co-promotoras da Cerimônia de Homenagem são:

Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Aliança Cultural Brasil – Japão, Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi-no-Sono, Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibo-no-Iê, Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, Associação Harmonia de Educação e Cultura, Centro de Chado Urassenke do Brasil, Associação Ikebana do Brasil, Nippon Country Club, Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões do Brasil, Cotia Seinen Renraku Kyogui-Kai, Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior (CIATE), Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL), União Cultural e Esportiva São Paulo Norte, Associação Cultural e Esportiva Piratininga, Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshuusei, Associação dos Bolsistas da JICA (ABJICA), Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, Centro Brasileiro de Língua Japonesa, Associação Brasileira de Imigrantes Japoneses, Federação das Escolas Budistas do Brasil, Associação Beneficente Feminina Esperança, Associação Brasil-Japão de Pesquisadores (SBPN), Cooperativa Central Agrícola e de Colonização do Brasil, Associação Furusato Soosei do Brasil, Associação Nikkey de Golfe do Brasil (ANGB), JCI – Câmara Júnior Brasil-Japão, Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão (ASEBEX), União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André, Federação Sakura e Ipê do Brasil, Clube Cultural Nipo-Brasileiro de Bauru, Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Marília.

Confira o calendário de eventos completo