22º Sakura Matsuri – Programação

Compartilhe

Neste ano comemorativo aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, teremos novidades na 22ª edição do Festival das Cerejeiras Bunkyos – SakuraMatsuri, do Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, em São Roque. A festa terá início neste sábado, dia 7 de julho, e prosseguirá até o feriado do dia 9 de julho.

“Com o feriado de 9 de julho justamente na segunda-feira, acreditamos que poderíamos oferecer ao público um dia a mais para aproveitar o SakuraMatsuri”, afirmou Celso Mizumoto, coordenador do evento.

A presidente do evento, Teruco Kamitsuji, garante que “mesmo na segunda, todas as atrações do final de semana estarão mantidas”. E completa, “queremos oferecer uma dia a mais para todos poderem admirar a beleza das cerejeiras floridas”.

Além do espetáculo protagonizado pelos 400 pés de cerejeiras floridos, o Sakura Matsuri também prepara atrações que fazem deste Festival um dos mais concorridos da região.

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO, que tem como referência os variados pratos de culinária japonesa preparado pelas entidades nipo-brasileiras da região, está sendo ampliada abrindo espaço para novos fornecedores. A área reúne variedade da culinária japonesa, além de opções da culinária alemã, italiana e portuguesa. Os visitantes vão encontrar iguarias para todos os gostos e bolsos, desde os oniguiri (bolinho de arroz); até pratos típicos como o Eisbein (joelho de porco, da culinária alemã).

PRAÇA DOS BAZARISTAS, cada vez mais disputada pelos comerciantes, já está completa, e reúne 49 estandes de produtos variados, incluindo as bancas de flores e verduras fresquinhas produzidas na região. Além, é claro, da venda de mudas de sakura (produzidas no próprio Kokushikan).

ATRAÇÕES

As apresentações do show de palco, coordenado por Jorge Suzuki, já estão confirmadas para os três dias de Festival. Entidades nipo-brasileiras da região e artistas convidados participam animando o evento e celebrando a alegria da vida. Uma programação que traz shows de música e dança, além de demonstrações de artes marciais.

SÁBADO (07/07) DOMINGO (08/07) SEGUNDA (09/07)

10:55 Ken Yamazato

11:00 Assoc. Kenko Taisso do Brasil

11:15 Mariko Nakahira

12:00 Cerimônia de Abertura

13:00 ACAL / Kumamoto Rizumu Melody Dance

13:15 Ballet Val Santos

13:45 Sérgio Tanigawa

14:15 Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Tanzfreunde

14:50 Kitsume – ACESA

15:10 Ricardo Nakase

15:45 Kendo Kokushikan

16:00 Encerramento

10:20 Ken Yamazato

10:40 Assoc. Kenko Taisso do Brasil

11:10 Mariko Nakahira

11:55 Sawalef – Dança do Ventre

12:25 Gold und Silber (Alemanha)

12:55 Akemi Matsuda Embaixadora Kawaii do Brasil

13:15 Corpus Line

13:50 Kaizen Yosakoi Soran (São Carlos)

14:15 Grupo Tomo no Kai (São Carlos)

14:40 Nete Salmah – Dança do Ventre

15:00 Grupo Folclórico Tirol – sapateado (Áustria)

15:25 Kendo Kokushikan

15:45 Kodama Kai – ACEVGP

16:00 Encerramento

11:30 Ken Yamazato

11:55 Associação Muguen-Kan Karatê-Do Kobu-Do – Cotia

12:15 Ballet Marisa Éscher

12:45 Takeshi Nishimura

13:15 Assoc. Ibiunense de Artes Marciais Prof. Horigome

13:35 Ricardo Nakase

14:30 Edson Saito Y.ES Band

15:00 Encerramento

 

Como no ano anterior, continua a CIRANDA CULTURAL, com estandes de exposição e oficinas, montada em torno do espaço florido das cerejeiras; chamando o público para aliar cultura com uma saudável caminhada ao ar livre.

• Pipas – o engenheiro Ken Yamazato, além da demonstração de pipas junto ao palco, ensina a confeccioná-las e empiná-las aproveitando o amplo espaço do Kokushikan;

• Bonsai – exposição e oficina sobre os cuidados com o bonsai a cargo da Associação Amigos do Bonsai de Vargem Grande Paulista;

• Cerâmica – membros da Comissão de Arte Craft realizam oficina de argila e exposição de cerâmica de alta temperatura;

• Horóscopo Oriental – Teruo Hama, durante o evento, estará atendendo interessados em conversar sobre as suas características pessoais;

• Ikebana – representantes da Escola de Ikebana Sanguetsu serão responsáveis pelas sessões de vivência de arte floral;

• Origami – Claudia Tamaki estará ensinando uma série de dobraduras de papel aos interessados;

• Patchwork – Léa Zengo realiza várias sessões explicando os detalhes desta arte de criar objetos por meio da combinação de cores e tecidos.

• Etiqueta Japonesa – a especialista Lumi Toyoda realiza, no domingo, sessões de oficina dando orientações sobre o tema.

Além disso, no espaço do Cotia Seinem, ao lado do Ginásio de Esportes, estará sendo realizada a demonstração da CERIMÔNIA DO CHÁ.

Para os aficionados em fotografia, a Fujifilm já garantiu a realização da 7ª edição do CONCURSO BUNKYO DE FOTOGRAFIAS: as máquinas destinadas aos três primeiros classificados já estão reservadas! As inscrições são feitas somente durante o evento e só participam as imagens feitas durante o Sakura Matsuri 2018, então não se esqueça de levar seu celular ou máquina fotográfica!!

Neste ano, os coordenadores do Festival estão centrados também nas melhorias da infraestrutura do evento. Celso Mizumoto explica que, baseado nas experiências dos anos anteriores, serão implantadas novas orientações para dar mais mobilidade ao trânsito no local. Destaca ainda que nos últimos anos tem crescido a afluência de ônibus de turismo e isso tem exigido atenção especial para facilitar a movimentação deles e dos passageiros.

Além disso, para 2018, continua o coordenador Mizumoto, foi feito um investimento considerável, não somente nas vias locais, como também na construção em alvenaria de 14 novos banheiros femininos no local da festa. “Esperamos com isso acabar com as filas de espera”, garante.

 

SERVIÇO

22º Festival das Cerejeiras Bunkyos – Sakura Matsuri
Quando: dias 7, 8 e 9 de julho de 2018, das 10h às 17h
Onde: Centro Esportivo Kokushikan Daigaku
Estrada do Carmo, 801 – Bairro do Carmo – São Roque-SP
Entrada Franca (contribuição por veículo R$ 30,00 – concorra ao sorteio de uma TV)
Informações: (11) 3208-1755

Realização e Coordenação:
Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Associação Cultural e Esportiva Vargem Grande Paulista
Associação Cultural de Mairinque
Associação Mallet Golf Kokushikan
Cotia Seinem Renraku Kyoguikai

Patrocínio: • Honda • Sakura

Apoio: • Prefeitura da Estância Turística de São Roque • Consulado Geral do Japão em São Paulo • Fundação Kunito Miyasaka • Agro Kayama • Brastel • Fast Shop • Nicom • Alfa Alimentos • Campo Tenente • Cris Metal • Fujifilm • Kuba • Loretta • King • Vinícola Góes.

Confira o calendário de eventos completo