Palestra do deputado Shimoji: estada dos yonsei no Japão

Compartilhe

mikio shimoji-4O futuro do movimento de trabalhadores brasileiros rumo ao Japão, nos últimos anos, vive um momento crucial: a reivindicação dos nikkeis da quarta geração (yonsei) interessada em trabalhar no Japão.

No entanto, apesar de solicitações encaminhadas pelas entidades representativas da comunidade nipo-brasileira, esse assunto não caminhou com a celeridade desejada, nem se adotou um sistema considerado plausível.

A expectativa dos interessados cresceu quando o deputado japonês Mikio Shimoji (Partido da Restauração do Japão), em junho de 2017, em palestra organizada por seis entidades nipo-brasileiras, explicou sobre o visto aos yonseis por meio do sistema de “working holiday”.

Esse sistema impõe uma série de limitações aos interessados, mas que ele concebia um visto sem restrições de idioma e idade e com possibilidade de acompanhamento de familiares ao Japão.

No entanto, o novo sistema – que entrou em vigor neste mês de julho – é muito mais rigoroso: exige, no mínimo, nível 4 do teste de proficiência da língua japonesa, idade máxima de 30 anos, além da necessidade de contar com o suporte de órgãos relacionados aos yonseis. O prazo máximo para estada é de cinco anos, e para renovação do visto deverá ser comprovada melhoria do nível de conhecimento da língua japonesa.

No próximo dia 5 de agosto, os interessados nesse tema terão a oportunidade de assistir à palestra do deputado Shimoji, quando irá tratar sobre o “Panorama geral sobre o novo sistema para entrada de yonseis no Japão”. O evento terá duração de duas horas e incluirá palestra e debates, com tradução consecutiva.

SERVIÇO

“Panorama geral sobre o novo sistema para entrada de yonseis no Japão”
Palestra com o deputado Mikio Shimoji (Partido da Restauração do Japão)
Data/hora: 5 de agosto de 2018, domingo, às 16h
Local: Salão Nobre do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381, 2º and. – Liberdade – SP (próx. Metrô São Joaquim)
Entrada franca (tradução consecutiva)
Inscrição antecipada: (11) 3207-9014 – CIATE

Realização:
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – Enkyo
Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren
Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil
Aliança Cultural Brasil-Japão
CIATE – Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior

Confira o calendário de eventos completo