Campanha de Apoio às Vítimas da Enchente no Oeste do Japão

Compartilhe

20180808 151052O presidente Yasuyuki Hirasaki, presidente do Centro Cultural Hiroshima, recebe a doação arrecadada pela Comissão dos 110 anos da Imigração Japonesa representada pela presidente Harumi Arashiro Goya e Yoshiharu Kikuchi. À dir., ao lado do presidente Hirasaki, os vice-presidentes Elzo Sigueta e Yoshikazu Murakami.

Chuvas torrenciais que castigaram grande parte da região oeste do Japão, nos dias 6 e 7 de julho último, provocaram resultados catastróficos.
De acordo com a agência Central de Polícia do Japão / Setor de Controle de Desastres, no mês de julho de 2018 foram registradas 215 mortes decorrentes das chuvas e mais de 14 pessoas desaparecidas. Em Hiroshima, foram 112 mortes e 8 pessoas desaparecidas.

Essas informações foram fornecidas por Tanaka Ryuji, secretário geral da Associação Nipo-Brasileira de Hiroshima, durante palestra no último dia 23 de julho, no Centro Cultural Hiroshima do Brasil.
De acordo com ele, além das vítimas, as chuvas e deslizamentos deixaram mais de 23.000 pessoas desabrigadas, com falta de energia elétrica e água potável. Além disso, as altas temperaturas têm provocado várias vítimas nas áreas afetadas.
“Diante dessa calamidade, decidimos promover uma campanha para arrecadar recursos e tentar ajudar de alguma forma”, ressaltou o presidente Yasuyuki Hirasaki, acrescentando que desde meados de julho foi iniciada a Campanha de Apoio às Vitimas com coleta de recursos financeiros que serão encaminhados para o governador de Hiroshima, Hidehiro Yusaki.
Informou que, para tanto, foi aberta uma conta bancária especial para coleta das doações, prosseguindo até meados de setembro próximo.
Doação da Comissão dos 110 anos da Imigração Japonesa
No último dia 10 de agosto, no Salão Nobre do Bunkyo, realizou-se uma cerimônia em que os representantes da Comissão para Comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa entregaram aos dirigentes do Centro Cultural Hiroshima do Brasil, o resultado da campanha realizada durante o Festival do Japão nos dias 21 e 22 de julho.
Durante o evento, foram colocados caixas de coleta nos estandes do Bunkyo, Enkyo e São Paulo Shimbun que totalizaram doações de 5.468,30 reais; 1.000 ienes e 21 dólares.
Yoshiharu Kikuchi, presidente do Comitê Executivo da Comissão para Comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa, ressaltou a importância da solidariedade com as vitimas das enchentes e a necessidade de divulgar essa campanha para mais pessoas. Lembrou que, além da região de Hiroshima, as províncias de Ehime e Okayama também foram afetadas.
O presidente Hirasaki, por sua vez, agradeceu esse “reforço inesperado” para a campanha e destacou que a entidade estará dedicando seu esforço máximo para o sucesso da iniciativa.
As doações para Campanha de Apoio às Vítimas da Enchente na região Oeste do Japão podem ser feitas até meados do próximo mês de setembro no:
Banco Santander (33)
Agência 4551 – Galvão Bueno
c/c: 000 130039865 Centro Cultural Hiroshima do Brasil
CNPJ: 47.851.779/0001-12

 

Confira o calendário de eventos completo