Comenda Kasato Maru e a homenagem dos 110 anos da imigração japonesa

Compartilhe

110anos 192Uma concorrida cerimônia realizada na tarde do último dia 24 de agosto, no Grande Auditório do Bunkyo, marcou a homenagem promovida pela Comissão para Comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa por meio da Sub-Comissão de Homenagem.

Ao todo foram 110 homenageados (78 pessoas físicas, 11 homenagens in memoriam e 21 pessoas jurídicas), do Estado da Bahia, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Do Estado de São Paulo, os homenageados foram de Adamantina, Álvares Machado, Assis, Campinas, Cândido Mota, Capão Bonito, Cunha, Guaraçaí, Ibiúna, Indaiatuba, Mirandópolis, Patrocínio Paulista, Penápolis, Piedade, Presidente Prudente, Registro, São José dos Campos, São Miguel Arcanjo, Sete Barras, além de inúmeras cidades da Grande São Paulo.

A Comenda Kasato Maru, criada em 2008, no Centenário da Imigração Japonesa, tem como objetivo prestar reconhecimento às pessoas físicas e jurídicas que contribuíram para o desenvolvimento da comunidade nipo-brasileira, como também para o incremento das relações Brasil-Japão.

110anos 019Para a escolha dos homenageados foram solicitadas indicações às entidades nipo-brasileiras de todo o país, estabelecendo alguns critérios: pessoas acima de 70 anos de idade e que ainda não tivessem recebido condecorações do governo japonês. A Sub-Comissão de Homenagem, presidida por Tomio Katsuragawa, recebeu, ao todo, 189 indicações que exigiram dos membros encarregados pela seleção várias reuniões até se chegar à relação dos 110 homenageados.

A Comenda Kasato Maru está representada por uma medalha confeccionada em latão dourado estampada em alto relevo e diploma acondicionado em caixa especial de madeira (jequitibá).

A cerimônia de outorga

Cerca de 800 pessoas prestigiaram a cerimônia – muitos dos homenageados estavam acompanhados de seus familiares, como também, muitos amigos vieram cumprimentá-los pessoalmente. Dos 110 homenageados, somente um não pôde comparecer, e três de Salvador (BA) a receberam durante cerimônia especial no Festival do Japão que se realizou no último final de semana na capital baiana.

Entre as inúmeras autoridades – muitas vindas do interior paulista – destacamos a presença do cônsul-geral Yasushi Noguchi, ex-embaixador Katsuyuki Tanaka (atual presidente da Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai), ex-ministro Roberto Rodrigues (um dos homenageados), além dos presidentes das entidades nipo-brasileiras que compõem a direção da Comissão para Comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

110anos 029“Este é o momento em que prestamos nossas homenagens a determinadas personalidades, empresas e entidades”, afirmou Harumi Arashiro Goya, presidente da Comissão para Comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, “e manifestamos nossa gratidão pelo incansável esforço delas em construir e melhorar nossa comunidade, nosso país”.

“São pessoas que, com suor, dedicação e sabedoria, tornaram possível um momento como este”, continuou, “ou seja, um momento para comemorar os 110 anos da imigração japonesa com o peito carregado de orgulho e contentamento, e com os olhos voltados para um futuro mais promissor”. E, acrescentou: “hoje, com esta Comenda Kasato Maru, damos nome a cada um desses protagonistas, desses personagens de nosso sentimento de gratidão”.

Já Yoshiharu Kikuchi, presidente do Comitê Executivo da Comissão dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, foi encarregado da saudação em japonês, momento em que chamou a atenção para o futuro: “temos agora a responsabilidade para fazer crescer e aprofundar nossos laços com as novas gerações descendentes, sansei, yonsei”.

Lembrou que, passados os grandes eventos, não podemos esquecer o legado dessa festividade dos 110 anos da imigração japonesa que é o de transformar o Centro Kokushikan de São Roque numa referência futura para a comunidade nikkei. “Essa é a nossa missão, para a qual devemos nos dedicar nos próximos anos”, ressaltou.

O vereador Aurélio Nomura, responsável pela saudação em nome dos políticos presentes, referiu-se sobre “o sentimento de gratidão e respeito” ao olhar para a “memória e herança que recebemos de nossos pais, sempre visando o futuro de seus filhos”.

110anos 187O ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, professor, empresário agrícola, Roberto Rodrigues, indicado para proferir o agradecimento em nome dos homenageados, afirmou estar muito honrado em receber a homenagem e destacou que seu “respeito e admiração ao povo japonês só não é maior ao amor que dedica ao Brasil”.

Já o presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira da Alta Sorocabana (Hansoro), Toshio Koketsu, foi encarregado de proferir os agradecimentos em japonês. Afirmou seu “grande orgulho” em ser um dos homenageados e destacou seu propósito de se dedicar para que, “mais e mais, os jovens e idosos juntem as suas forças para um trabalho coeso”.

Tomio Katsuragawa, presidente da Sub-Comissão de Homenagem, em sua saudação, agradeceu os esforços de todos para os preparativos do evento e parabenizou os homenageados. Ao final, citou um pensamento do dramaturgo e poeta alemão, Bertolt Brechet, “não basta ter sido bom, é importante ter deixado o mundo melhor”.
O cônsul-geral Yasushi Noguchi, em sua saudação, destacou a importância da homenagem, bem como a importância da atuação dos imigrantes japoneses para criar uma imagem de respeito e confiança. Assim, como representante do governo japonês, se sentia “muito orgulhoso dessa grande contribuição dos descendentes de japoneses para melhorar a sociedade brasileira”.

110anos 204Lembrou ainda que o Japão está passando por uma fase de mudanças: no próximo ano, em 30 de abril, o atual imperador deverá abdicar em favor do atual príncipe herdeiro Naruhito e, em 2020, realiza-se a Olimpíada de Tóquio.

Após a cerimônia foi oferecido um coquetel de confraternização.

Comenda Kasato Maru – os homenageados
Fotos: Jiro Mochizuki

Veja a relação dos homenageados e breve currículo das pessoas físicas (clique aqui)

{gallery}noticias/2018/agosto/comenda_kasato_maru/homenageados:::0:2{/gallery}

Confira o calendário de eventos completo