Contos fantásticos abordam o encontro das culturas brasileira e japonesa

Compartilhe

contosTakafumi com a espada que pertencera ao avô, vestido como um “samurai de verdade”, provoca um rebuliço na fazenda administrada pelo capataz “Fala-Fino”.
Quem criou esta história foi Helton Lucinda Ribeiro, autor de “Quixote-Sama”, vencedor do II Concurso Bunkyo de Contos, promovido pela Comissão de Atividades Literárias, em 2014.

Este é um dos 30 trabalhos que fazem parte da antologia “Quixote-Sama e outros contos fantásticos”, que será lançado no próximo dia 10 de setembro, a partir das 19h, no Bunkyo.

O Concurso de Contos, além de estimular a criação literária, tem como objetivo enfocar a experiência decorrente do “encontro das culturas brasileira e japonesa”. Nesta segunda edição, a pedido dos organizadores, os trabalhos tiveram como referência o conto tipo fantástico.

Participaram desta edição 117 trabalhos, cujos autores estão radicados em diversas cidades brasileiras, além de Inglaterra, Portugal e Japão. Os textos foram selecionados por um júri de cinco especialistas que escolheu como vencedores: ”Quixote-Sama” de Helton Lucinda Ribeiro, em primeiro lugar; “A Gata”, de José Fernandes em 2º lugar e, empatados em 3º lugar, ficaram “O Buracíli” de André Carlos Moraes e “O espírito de Kenichi” de Misa Ferreira.

Esta edição do II Concurso Bunkyo de Contos – comemorativa aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil –, além dos quatro classificados, traz outros 26 trabalhos selecionados pela Comissão de Atividade Literária – seção de língua portuguesa.

Roberto Nishio, presidente da Fundação Kunito Miyasaka, na apresentação da edição, destacou sua surpresa ao constatar que, “apenas três deles (selecionados) tinham sobrenomes que identificavam essa origem”. No entanto, continua, ”os textos, todos com personagens de origem nipônica ou com referências que de alguma forma remetem os leitores ao Japão, demonstram o interesse dos autores pelos nipo-brasileiros”.

O lançamento do “Quixote-Sama e outros contos fantásticos” tem o apoio cultural da JB Turismo.

SERVIÇO

Lançamento: “Quixote-Sama e outros contos fantásticos”
Dia/hora: 10 de setembro, segunda-feira, das 19h às 21h
Local: Bunkyo – Rua São Joaquim, 381, 1º and., Liberdade – São Paulo-SP (próx. do Metrô São Joaquim)
Preço do livro: R$ 30,00

Confira o calendário de eventos completo