Amanhã acontece o lançamento da 4ª edição d’O Nikkei no Brasil

Compartilhe

o nikkei no brasil 4No dia 30 de outubro, às 19h, no Salão Nobre do Bunkyo, acontecem dois eventos comemorativos aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil: o lançamento da 4ª edição do livro O Nikkei no Brasil e a entrega do prêmio ao vencedor do concurso de monografia “Causas e consequências da imigração japonesa no Brasil”.

Em edição revista e ampliada, coordenada pelo jurista Kiyoshi Harada, a obra “discorre sobre o fenômeno da imigração japonesa no Brasil e examina suas causas e consequências”. Além disso, conta com o acréscimo do capítulo 17, destinado à avaliação dos 110 anos de imigração.

Concurso de Monografia – 110 Anos

Após o lançamento do livro O Nikkei no Brasil haverá também a sessão solene de entrega do prêmio ao vencedor do concurso de monografia “Causas e consequências da imigração japonesa no Brasil”.

Direcionado aos jovens da Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei, da JCI Brasil-Japão e da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, as inscrições aconteceram no mês de agosto e o prazo final para entrega dos trabalhos foi no dia 30 de setembro.

Os jovens foram avaliados por uma comissão julgadora, coordenada pelo jurista Kiyoshi Harada, que levou em consideração critérios como a qualidade da pesquisa; organização e qualidade da escrita; originalidade; apresentação e contribuição da monografia para abrilhantar os festejos comemorativos dos 110 anos da imigração.

Os 15 participantes do concurso, assim como aos membros da Comissão Julgadora, receberão uma medalha alusiva ao evento. Já o vencedor só será divulgado amanhã e também leva para casa um prêmio no valor de R$ 10.000,00.

Encerrando as solenidades será servido um coquetel de confraternização.

Todos os presentes receberão gratuitamente um exemplar do livro por conta da comemoração deste importante evento que marca os 110 anos.

Harada ressalta, no entanto, “que nada impede a contribuição voluntária para cobrir parte das despesas com o coquetel”.

Confira o calendário de eventos completo