Ética será o tema discutido no próximo Seminário da Comissão Jurídica

Compartilhe

seminario_etica7Ética é um conceito complexo – ao redor do qual ainda há muitas dúvidas – e que faz parte de nosso cotidiano. O assunto será abordado por três personalidades convidadas para o Seminário da Comissão Jurídica do Bunkyo, que será realizado no próximo dia 12 de novembro, às 19h, na sede da entidade.

Abrindo o evento, o jurista Kiyoshi Harada abordará o aspecto geral de ética, que geralmente é entendida como um valor social que identifica, qualifica e guia princípios universais e crenças e ações humanas.

Em seguida, o advogado e professor Renato Akira Shimmi, mestre em Filosofia, traça um paralelo de ética no Brasil e no Japão.

As palestras se encerram com o professor Sedi Hirano, mestre e doutor em Sociologia, que vai abordar a ética no sistema educacional brasileiro.

Ao final do evento haverá espaço para perguntas e respostas. A entrada é franca e as vagas são limitadas.

SERVIÇO
Seminário Ética
Data: 12 de novembro de 2018 (segunda-feira), às 19h
Local: Sala Multiuso do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381, 1º andar, Liberdade – São Paulo – SP (próx. Metrô São Joaquim)
Inscrições gratuitas e limitadas: secretaria@institutobrasiljapao.org.br
Informações: (11) 3209-3875
Realização: Comissão Jurídica do Bunkyo
Patrocínio: Advocacia Katayama

Palestrantes:

Kiyoshi Harada
Possui graduação em Direito (1967), além de ser Especialista em Direito Tributário (1968) e em Ciência das Finanças (1969), pela Universidade de São Paulo – USP. Tornou-se um dos conceituados nomes em Direito Tributário e Direito Financeiro na América Latina. É autor de inúmeras obras jurídicas e professor de Direito Administrativo, Tributário e Financeiro em diversas instituições de ensino superior; Membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas e ex-Procurador-Chefe da Consultoria Jurídica do Município de São Paulo.

Renato Akira Shimmi
Possui mestrado em Filosofia pela Faculdade de São Bento (2011) e graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2000). É advogado e professor. Possui ainda o titulo de especialista em Direito Penal Econômico pelo IBCCRIM – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e o Instituto de Direito Penal Econômico Europeu (2004).

Sedi Hirano
Possui graduação em Ciências Sociais (1964), além de mestrado em Sociologia (1972) e doutorado em Sociologia (1987), pela Universidade de São Paulo – USP. Foi diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2002-2005) e Pró-reitor de Cultura e Extensão (2005-2007) da USP e tornou-se professor emérito (2010). Foi membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (2006-2012) e professor visitante do Departamento de Estudos Brasileiros da Universidade de Tenri, Japão. Proferiu conferências em diversas universidades da América Latina, Europa, Japão e Estados Unidos. Atualmente é coordenador executivo do Programa de Bolsas de Intercâmbio para Alunos de Graduação da USP, membro do Conselho Universitário da Universidade de Campinas, membro do Conselho Editorial da Editora da USP. Suas pesquisas voltam-se sobretudo para a Sociologia do Desenvolvimento, com ênfase nos temas América Latina, Leste Asiático, desigualdade, pobreza, trabalho e violência.

Confira o calendário de eventos completo