Homenagem aos Condecorados de Outono

Compartilhe

condecorados outono 2018No próximo dia 6 de dezembro, 37 associações representativas da comunidade nipo-brasileira promovem a cerimônia para homenagear os cinco Condecorados de Outono do governo japonês do Estado de São Paulo.

A expectativa é a de reunir, em conjunto com os representantes das entidades, os amigos e familiares em uma alegre confraternização para celebrar o reconhecimento da importância da atuação dos condecorados.

Entre os 17 Condecorados de Outono do Brasil, os cinco residentes no Estado de São Paulo são: Roberto Yoshihiro Nishio, Masahiro Sadakata e Mitsuo Motoyama outorgados com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata (Kyokujitsu Soukousho) e Chiaki Ishii e Kasuyti Iuahara com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata (Kyokujitsu Tankousho).

Quem são os Condecorados de Outono

O governo japonês, ao anunciar os nomes dos condecorados, relaciona os méritos que justificam a outorga do título destacando a atuação relacionada à comunidade nipo-brasileira e ao intercâmbio Brasil-Japão.

Roberto Y. NishioRoberto Yoshihiro Nishio, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata, tem 75 anos, natural de Assai (PR), é presidente do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo.

Além de apoiar as atividades das entidades nikkeis, destaca o governo japonês, está empenhado em preservar o importante acervo do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil do Bunkyo. Como presidente da Fundação Kunito Miyasaka esforça-se para apoiar as associações nipo-brasileiras e para desenvolver o intercâmbio Brasil-Japão.

Masahiko SadakataMasahiko Sadakata, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata, tem 76 anos, é ex-presidente da Yakult S/A Indústria e Comércio e ex-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil.

Chegou ao país como um dos membros fundadores da Yakult do Brasil, informa o governo japonês, e venceu os obstáculos legais e culturais para estabelecer a empresa, assim colaborando para valorizar a imagem corporativa japonesa. Como presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil deu suporte para empresas japonesas se instalarem no país.

Ressalta ainda ter contribuído para o fortalecimento do intercâmbio nipo-brasileiro captando recursos para o transporte do bonde que a cidade de Nagasaki doou para a cidade de Santos, bem como para o início da escola de beisebol sediada em Ibiúna, entre outras atividades.

Mitsuo MotoyamaMitsuo Motoyama, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata, tem 89 anos, é ex-presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba e ex-presidente da Federação das Associações Nipo-Brasileira da Noroeste.

Destaca o governo japonês que Motoyama contribuiu para a divulgação da língua e cultura japonesa na cidade de Araçatuba com a fundação da escola modelo de japonês e formação do grupo de taiko. Também promoveu o fortalecimento das entidades nikkeis da região Noroeste paulista. Contribui ainda para promover uma vida saudável da comunidade local por meio da prática esportiva do beisebol e softbol.

Chiaki IshiiChiaki Ishii, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata, tem 77 anos, é reconhecido internacionalmente como judoca e proprietário de academia de judô.

Primeiro medalhista olímpico de judô do Brasil, ressalta o governo japonês, contribuiu para a popularização deste esporte japonês no Brasil. Após se aposentar como esportista, dedicou-se à formação de judocas em sua própria academia e como treinador da Federação Paulista de Judô.

Kasuyti IuaharaKasuyti Iuahara, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata, tem 85 anos, é ex-presidente da Associação Cultural Suzanense, ex-presidente do Conselho Deliberativo do ACEAS e ex-diretor do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo).

Como diretor do Enkyo e presidente da Comissão Administrativa da Casa de Repouso Suzano (Ipelândia Home), contribuiu para a assistência e melhoria da qualidade de vida dos idosos nipo-brasileiros. Colaborou para o desenvolvimento do intercâmbio nipo-brasileiro por meio da realização de eventos e ensino da língua japonesa.

SERVIÇO

Homenagem aos Condecorados de Outono pelo governo japonês
Data/hora: 6 de dezembro, quinta-feira, às 19h30
Local: Salão Nobre do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381, 2º andar – Liberdade – São Paulo – SP
Estacionamento (terceirizado): Rua Galvão Bueno, 540
Contribuição: R$ 100,00 por pessoa
Importante: confirmar presença até o próximo dia 30 de novembro pelo tel.: (11) 3208-1755 com Edna ou por e-mail: evento@bunkyo.org.br

As entidades copromotoras do evento são:
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo),
Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo),
Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren),
Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil,
Aliança Cultural Brasil – Japão,
Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi-No-Sono,
Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibo-No-Ie,
Associação Pró-Excepcionais Kodomo-No-Sono,
Associação Harmonia de Educação e Cultura,
Centro de Chado Urassenke do Brasil,
Associação Ikebana do Brasil,
Nippon Country Club,
Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões do Brasil,
Cotia Seinen Renraku Kyogui-Kai,
Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz,
Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior (CIATE),
Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL),
União Cultural e Esportiva São Paulo Norte,
Associação Cultural e Esportiva Piratininga,
Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei,
Associação dos Bolsistas da JICA (ABJICA),
Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social,
Centro Brasileiro de Língua Japonesa,
Associação Brasileira de Imigrantes Japoneses,
Federação das Escolas Budistas do Brasil,
Associação Beneficente Feminina Esperança,
Associação Brasil-Japão de Pesquisadores (SBPN),
Cooperativa Central Agrícola e de Colonização do Brasil,
Associação Furusato Soosei do Brasil,
Associação Nikkey de Golfe do Brasil (ANGB),
JCI – Câmara Júnior Brasil-Japão,
Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão (ASEBEX),
União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André,
Federação Sakura e Ipê do Brasil,
Associação Cultural Suzanense,
Federação das Associações Nipo-Brasileiras da Noroeste e
Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba.

Confira o calendário de eventos completo