Fujifilm entrega prêmios do Concurso de Fotografia Bunkyo

Compartilhe

2018.11.13 4No último dia 13 de novembro, um representante da Fujifilm esteve na sede do Bunkyo para a entrega dos prêmios aos três vencedores do Concurso de Fotografia Bunkyo 2018. O último premiado só foi conhecido ao término da exposição das 30 melhores fotos, que pôde ser visitada de 20 de outubro a 9 de novembro.

Realizado pelo sétimo ano consecutivo, o Concurso de Fotografia recebe patrocínio da Fujifilm desde sua primeira edição, em 2012. A atividade acontece anualmente durante o Festival das Cerejeiras Bunkyos, em São Roque (no início de julho).

2018.11.13 11Em 2018, os organizadores receberam 249 inscritos, que encaminharam 221 imagens para participar da seleção feita por quatro jurados convidados: Celia Hanashiro (editora de arte), Namour Filho (fotógrafo indicado pela Fujifilm), Sachiyuki Nishiyama (jornalista e fotógrafo) e Teruko Oda (haicaísta).

Pelo critério de nota, as 30 imagens que mais se destacaram compõem a exposição do ano, sendo as duas melhores classificadas premiadas em 1º e 2º lugares pelo júri. As outras 28 fotografias concorrem ao terceiro prêmio pelo voto popular, durante o período da exposição, que é realizada na sede Bunkyo, no bairro Liberdade, em São Paulo.

2018.11.13 12A votação 2018 foi bem acirrada, com oito fotos que estiveram perto do prêmio, recebendo entre 11 a 14 votos cada. Mas os 182 visitantes da mostra elegeram com 18 votos o ganhador do ano.

A entrega dos prêmios

2018.11.13 14Emerson Stein, Diretor da Divisão de Imagem da Fujifilm, patrocinadora da atividade, foi recebido na sala da presidência da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, por Anacleto Hanashiro, secretário geral da entidade e idealizador e coordenador do Concurso, juntamente com os três premiados e alguns acompanhantes.

O encontro foi uma oportunidade para um bate-papo descontraído, e Emerson Stein ressaltou que “o celular ajuda a popularizar a fotografia e hoje se tira foto a todo momento”, acrescentando ainda que no Concurso “as pessoas vão se dedicar a tirar uma foto especial, eternizando um momento e trazendo emoção para outros”.

2018.11.13 20Anacleto Hanashiro também revelou que o objetivo do Concurso é “incentivar o público a trabalhar a criatividade e fugir da temática da flor”, que é tão característica no Festival das Cerejeiras.

Durante a conversa, Stein também relembrou que a Fujifilm no Brasil completou 60 anos e foi a primeira filial da empresa fora do Japão. Além disso, o desenvolvimento tecnológico do grupo relacionado a imagem também possibilitou que ele expandisse sua atuação, que hoje vai além da fotografia e engloba segmentos como medicina de diagnóstico, tratamento e prevenção, além de estudos na área de medicina regenerativa, preservação de arquivos e cosméticos, por exemplo.

Os premiados 2018

Os três autores das melhores fotos, segundo seleção do juri e do voto popular, receberam uma Fujifilm Instax Mini 8. São eles:

1º lugar: Julia Naomi Kawamoto
2º lugar: Talita da Silva Lima
Voto popular: Luan Rafael Nunes Ferreira

Conheça as 30 imagens selecionadas pelos jurados, que ficaram expostas de 20 de outubro a 9 de novembro, na sede do Bunkyo, e os autores das 27 menções honrosas desta edição:

{gallery}noticias/2018/novembro/concurso_fujifilm:::0:2{/gallery}

Confira o calendário de eventos completo