Condecorados de Outono, a homenagem das entidades nipo-brasileiras

Compartilhe

No último dia 6 de dezembro foi realizada uma concorrida cerimônia em homenagem aos cinco Condecorados de Outono, com a presença de cerca de 140 pessoas, representantes das 37 entidades nipo-brasileiras parceiras, amigos e familiares.

O evento ocorreu no Salão Nobre do Bunkyo e contou com a presença, entre outras autoridades, do cônsul-geral adjunto do Japão Akira Kusunoki.

“Realizamos, hoje, uma das cerimônias mais jubilosas da comunidade nipo-brasileira”, saudou a presidente do Bunkyo, Harumi Arashiro Goya, representando as entidades promotoras, “ é o momento em que reunimos os representantes das entidades, amigos e familiares para reverenciar os condecorados do governo japonês”.

“São personalidades que se destacaram por sua especial atuação junto à comunidade ou ao intercâmbio Brasil-Japão, cuja condecoração eterniza o reconhecimento de seus esforços e dedicação”, ressaltou.

Em seguida, o mestre de cerimônia Eiki Shimabukuro apresentou cada um dos representantes das entidades – que se levantou para ser saudado com uma salva de palmas pelos presentes.

Como ocorre tradicionalmente, na parte da tarde, os condecorados tinham sido convidados para a residência oficial do cônsul-geral do Japão – quando foi realizada, em nome do Imperador do Japão, a cerimônia de outorga do diploma e medalha correspondente ao condecorado – e à noite realizou-se a confraternização promovida pelas entidades parceiras.

Desta feita foram 17 condecorados do Brasil, sendo 5 do Estado de São Paulo. Receberam a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata: Roberto Yoshihiro Nishio (75 anos), Masahiko Sadakata (76 anos) e Mitsuo Motoyama (89 anos). E a medalha “Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata” foi para Chiaki Ishii (77 anos) e Kasuyti Iuahara (85 anos).

“Em todo o mundo, o Brasil é um dos mais amigos do Japão e isso se deve à presença de imigrantes japoneses aqui representados pelos condecorados”, afirmou o cônsul-geral adjunto Akira Kusunoki em sua saudação, ocasião em que destacou as qualidades que levaram o governo japonês a conferir a presente condecoração.

(ACOMPANHE OS FEITOS DOS CONDECORADOS RECONHECIDOS PELO JAPÃO)

Cada um dos condecorados, em sua saudação, fez questão de reconhecer a importância da colaboração da comunidade, amigos e familiares para o desenvolvimento de suas atividades.

Kasuyti Iuahara afirmou que “não teve oportunidade de estudar” e, portanto, toda sua vida contou com o apoio dos “sempai” (veteranos, mais velhos) e da família.

Chiaki Ishii, afirmou que ainda estava “surpreso por ter recebido esta honraria inesperada”. “Perseguindo meu sonho me naturalizei, participei das Olimpíadas de Munique em 1972, consegui a medalha de bronze da categoria leve e não imaginei que isto serviria de gatilho para a popularização deste esporte no Brasil.” (acompanhe a íntegra da saudação).

Mitsuo Motoyama destacou que recebia a condecoração “graças a ajuda de todos os senhores”, das entidades onde atou por longos anos, dos filhos, das pessoas e de toda a comunidade de Araçatuba e região.

Masahiko Sadakata, falou de sua satisfação em receber a condecoração no ano especial comemorativo aos 110 anos da imigração japonesa, no último ano da era Heisei do Japão e nos 50 anos do início das atividades da Yakult do Brasil.

“No dia de hoje, quero expressar minha profunda gratidão a todos que ajudaram a engrandecer a Yakult no Brasil, trabalhando incansavelmente tanto nos dias de sol como nos de chuva”.

Roberto Yoshihiro Nishio, ressaltou a gratidão a todas as entidades que lhe acolheu e “em algum momento terem despertado em mim a fagulha inovadora do interesse de prestar serviço voluntário”. Finalizou ressaltando: “espero poder um dia ser realmente merecedor e digno dela!” (acompanhe a íntegra da saudação).

Após a cerimônia e o momento para a foto oficial, Akeo Yogui, presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), foi convidado para o “kampai” antes do início do jantar de confraternização.

{gallery}noticias/2018/dezembro/condecorados_outono/evento:::0:2{/gallery}

Confira o calendário de eventos completo