Eleições no Bunkyo 2019

Compartilhe

Como acontece a cada dois anos, chegou o momento de renovar os dirigentes da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo. Estamos divulgando o calendário eleitoral e convidamos a todos para participar ativamente das tomadas de decisão da entidade. Se você é um de nossos associados, saiba se poderá candidatar-se e veja como votar. Se ainda não é, venha associar-se e comece a contribuir com o futuro de uma das entidades representativas da cultura japonesa em nosso país.

Como são as eleições no Bunkyo

No dia 6 de dezembro de 2018, o presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo, Jorge Yamashita, nomeou os membros da Comissão Eleitoral 2019: Jorge Nagado, Julio Aguemi, Junzo Katayama, Mario Massanori Iwamizu, Nelson Miyahara, Ricardo Augusto Yamasaki, Ricardo Kiyoshi Sasaki e Tuyoci Ohara (presidente).

Esta Comissão irá conduzir o processo eleitoral da entidade, que inicia com a renovação de metade do Conselho Deliberativo, quando os associados escolherão 50 membros efetivos e 25 suplentes que terão mandato de quatro anos (2019 a 2023).

Quem pode se candidatar

Segundo o Estatuto Social do Bunkyo, os associados com três anos ou mais de filiação à entidade podem se candidatar aos cargos do Conselho Deliberativo, desde que estejam quites com suas contribuições sociais e sejam indicados por pelo menos cinco associados ou por uma entidade reconhecidamente idônea que tenha prestado relevantes serviços à comunidade nipo-brasileira. Além disso, também é possível que pessoas que tenham ocupado cargos na Diretoria, Conselho Fiscal ou no próprio Conselho Deliberativo se candidatem.

>> Veja aqui o Regulamento Eleitoral

Como me candidatar?

Todos os associados estão recebendo por correio o edital de convocação para a 57ª Assembleia Geral Ordinária (AGO), quando será realizada a eleição para o Conselho Deliberativo. No caso de associados elegíveis, eles também estão recebendo o Formulário de Inscrição e as instruções para a candidatura. Os materiais foram encaminhados no dia 28 de dezembro de 2018 e caso você ainda não tenha recebido seu material, entre em contato com a Secretaria do Bunkyo pelo telefone: (11) 3208-1755.

O Formulário de Inscrição, devidamente preenchido, deverá ser entregue na Secretaria, pessoalmente, ou enviado ao Bunkyo por carta ou e-mail, de modo que chegue, impreterivelmente, até o dia 8 de fevereiro.

>> Veja aqui as instruções para candidatura

Os candidatos

Assim que se encerrar o prazo de inscrição (8 de fevereiro), a Comissão Eleitoral irá homologar as candidaturas seguindo os critérios do Estatuto Social e do Regulamento Eleitoral. O nome dos candidatos aptos será relacionado em uma cédula eleitoral, que posteriormente será usada na votação.

Todo associado tem direito ao voto?

Podem votar todos os associados que estiverem em dia com sua contribuição social (relativa aos anos anteriores) até 15 dias antes da data da Assembleia. Aqueles que precisarem regularizar sua situação têm até o dia 15 de março para procurar a Secretaria do Bunkyo. Informações (11) 3208-1755, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

As cédulas para votação serão enviadas aos associados no dia 22 de fevereiro, juntamente com as instruções sobre como votar. A Comissão Eleitoral recomenda a votação pelo correio, mas a cédula eleitoral pode ser entregue antecipadamente na Secretaria do Bunkyo ou no próprio dia da Assembleia até 10h. Além disso, o associado impossibilitado de comparecer poderá ser representado mediante procuração com poderes específicos.

>> Veja aqui o Edital e a Procuração

57ª Assembleia Geral Ordinária do Bunkyo

Todos os associados estão convocados para a 57ª Assembleia Geral Ordinária, que será realizada no dia 30 de março de 2019, com início às 8h30, na Sede Social do Bunkyo (Rua São Joaquim, 381, São Paulo – SP), quando será realizada a Eleição do Conselho Deliberativo, e podem acompanhar a votação.

>> Acompanhe aqui o calendário eleitoral

Confira o calendário de eventos completo