Participe da pesquisa sobre Jovens Nikkeis ao redor do mundo

Compartilhe

pesquisa Jovens Nikkeis mundoPesquisadores de duas entidades, uma localizada em Los Angeles (EUA) e outra no Japão, juntam esforços num projeto de pesquisa global com a finalidade de traçar um perfil dos jovens nikkeis ao redor do mundo.

A pesquisa tem como alvo os nikkeis entre 18 e 35 anos de idade, e busca reunir dados relacionados à demografia, a prevalência das atividades culturais e influências japonesas na vida dessa geração e a conexão com as comunidades nikkeis locais e com o Japão.

O projeto envolve o Museu Nacional Japonês-Americano (Japanese American National Museum, localizado em Los Angeles – EUA) e conta com a colaboração da Fundação Nippon (The Nippon Foundation).

A equipe de pesquisadores está sendo coordenada pelo Dr. Curtiss Takada Rooks, Pesquisador Principal e Professor Assistente de Estudos Asiático-Pacífico-Americanos na Universidade Loyola Marymount, voltado aos estudos de identidade étnica e multirracial, no desenvolvimento da comunidade étnica e na competência cultural na saúde e bem-estar da comunidade.

Conta ainda com a Drª Lindsey Sasaki Kogasaka, Diretora Assistente de Estudo na Faculdade Pomona, especialista em intercâmbio cultural e treinamento, migração internacional e emigração asiática na América Latina.

Esta iniciativa inédita por sua abrangência global visa pesquisar como os jovens de ascendência japonesa (nikkei) experimentam e expressam sua herança japonesa. Além disso, busca aprofundar a compreensão das comunidades nikkeis na emigração japonesa, incluindo suas diferenças e semelhanças e suas necessidades e desafios agora e no futuro.

Após a pesquisa, os grupos focais serão reunidos em dez países: Austrália, Brasil, Canadá, Japão, Holanda, Paraguai, Peru, Filipinas, Reino Unido e Estados Unidos.

PARTICIPE DA PESQUISA

Jovens interessados em participar da pesquisa on-line podem acessar o seguinte endereço (disponível em português, japonês, inglês e espanhol):

https://pt.surveymonkey.com/r/TNFNikkeiSurveyPT

A pesquisa estará disponível até 28 de fevereiro de 2019.

 

A Fundação Nippon (The Nippon Foundation) foi criada em 1962 como uma organização filantrópica sem fins lucrativos, ativa no Japão e em todo o mundo. Sua gama de atividades engloba educação, bem-estar social, saúde pública e outros campos – realizadas em mais de 100 países até o momento. Juntamente com várias organizações parceiras no Japão e em todo o mundo, financia e auxilia os esforços liderados pela comunidade, visando à realização de uma sociedade global mais pacífica e próspera.

O Museu Nacional Japonês-Americano (JANM) foi fundado em 1985 e promove a compreensão e a valorização da diversidade étnica e cultural dos Estados Unidos, compartilhando a experiência nipo-americana. Localizado no histórico distrito de Little Tokyo, no centro de Los Angeles, o JANM é uma instituição híbrida, que permeia categorias tradicionais de museus e se esforça para dar voz aos nipo-americanos, além de ser um fórum que permite que todas as pessoas explorem sua herança e cultura. Desde sua abertura ao público, o JANM sediou mais de 80 exposições e enviou 20 de suas exposições para locais em todo o mundo, incluindo a Instituição Smithsonian e o Museu Ellis Island nos Estados Unidos, além de diversos museus culturais importantes no Japão e na América do Sul.

Confira o calendário de eventos completo