Participe da pesquisa sobre Jovens Nikkeis ao redor do mundo

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

pesquisa Jovens Nikkeis mundoPesquisadores de duas entidades, uma localizada em Los Angeles (EUA) e outra no Japão, juntam esforços num projeto de pesquisa global com a finalidade de traçar um perfil dos jovens nikkeis ao redor do mundo.

A pesquisa tem como alvo os nikkeis entre 18 e 35 anos de idade, e busca reunir dados relacionados à demografia, a prevalência das atividades culturais e influências japonesas na vida dessa geração e a conexão com as comunidades nikkeis locais e com o Japão.

O projeto envolve o Museu Nacional Japonês-Americano (Japanese American National Museum, localizado em Los Angeles – EUA) e conta com a colaboração da Fundação Nippon (The Nippon Foundation).

A equipe de pesquisadores está sendo coordenada pelo Dr. Curtiss Takada Rooks, Pesquisador Principal e Professor Assistente de Estudos Asiático-Pacífico-Americanos na Universidade Loyola Marymount, voltado aos estudos de identidade étnica e multirracial, no desenvolvimento da comunidade étnica e na competência cultural na saúde e bem-estar da comunidade.

Conta ainda com a Drª Lindsey Sasaki Kogasaka, Diretora Assistente de Estudo na Faculdade Pomona, especialista em intercâmbio cultural e treinamento, migração internacional e emigração asiática na América Latina.

Esta iniciativa inédita por sua abrangência global visa pesquisar como os jovens de ascendência japonesa (nikkei) experimentam e expressam sua herança japonesa. Além disso, busca aprofundar a compreensão das comunidades nikkeis na emigração japonesa, incluindo suas diferenças e semelhanças e suas necessidades e desafios agora e no futuro.

Após a pesquisa, os grupos focais serão reunidos em dez países: Austrália, Brasil, Canadá, Japão, Holanda, Paraguai, Peru, Filipinas, Reino Unido e Estados Unidos.

PARTICIPE DA PESQUISA

Jovens interessados em participar da pesquisa on-line podem acessar o seguinte endereço (disponível em português, japonês, inglês e espanhol):

https://pt.surveymonkey.com/r/TNFNikkeiSurveyPT

A pesquisa estará disponível até 28 de fevereiro de 2019.

 

A Fundação Nippon (The Nippon Foundation) foi criada em 1962 como uma organização filantrópica sem fins lucrativos, ativa no Japão e em todo o mundo. Sua gama de atividades engloba educação, bem-estar social, saúde pública e outros campos – realizadas em mais de 100 países até o momento. Juntamente com várias organizações parceiras no Japão e em todo o mundo, financia e auxilia os esforços liderados pela comunidade, visando à realização de uma sociedade global mais pacífica e próspera.

O Museu Nacional Japonês-Americano (JANM) foi fundado em 1985 e promove a compreensão e a valorização da diversidade étnica e cultural dos Estados Unidos, compartilhando a experiência nipo-americana. Localizado no histórico distrito de Little Tokyo, no centro de Los Angeles, o JANM é uma instituição híbrida, que permeia categorias tradicionais de museus e se esforça para dar voz aos nipo-americanos, além de ser um fórum que permite que todas as pessoas explorem sua herança e cultura. Desde sua abertura ao público, o JANM sediou mais de 80 exposições e enviou 20 de suas exposições para locais em todo o mundo, incluindo a Instituição Smithsonian e o Museu Ellis Island nos Estados Unidos, além de diversos museus culturais importantes no Japão e na América do Sul.

Confira o calendário de eventos completo