Em fevereiro, representantes do ICOM visitaram museus em São Paulo

Compartilhe

icomNo dia 21 de fevereiro, personalidades relacionadas ao ICOM (Conselho Internacional de Museus) foram recebidas pelo secretário-geral administrativo do Bunkyo, Eduardo Nakashima, para conhecer as obras e novas instalações do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, que é mantido pela entidade. Em seguida, foram visitar o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, na Mooca.

Estiveram presentes Masahisa Nakatani, secretário geral do ICOM Japão e coordenador geral da Associação de Museus do Japão, e Hideyasu Yamazaki, assessor da direção do Museu Nacional de Kyoto e conselheiro especial do Comitê Organizador ICOM Kyoto 2019, acompanhados por Marília Bonas, diretora do ICOM Brasil e coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo, e pelo presidente Marcelo Araújo e o diretor de operações Cláudio Kurita, do Japan House São Paulo, que recebiam os visitantes japoneses como palestrantes de um evento programado para o fim da tarde na sede da entidade.

icomNa foto: Cláudio Kurita, Eduardo Nakashima, Hideyasu Yamazaki, Masahisa Nakatani, Marcelo Araújo e Marília Bonas

Conselho Internacional de Museus

O ICOM – Conselho Internacional de Museus (International Council of Museums) é uma organização criada em 1946 que reúne profissionais de museus de todo o mundo, estruturada em comitês nacionais e temáticos. Mantém relações formais com a UNESCO e é membro do Conselho Econômico e Social da ONU. Promove, dentre outras iniciativas, uma Conferência Geral a cada 3 anos para a discussão de temas de interesse global, visando o aprimoramento da atuação dos museus.

A única Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus realizada no Brasil (23ª edição) aconteceu em 2013, no Rio de Janeiro (RJ). A 25ª Conferência Geral do ICOM será realizada em Kyoto, Japão, de 1 a 7 de setembro de 2019.

Confira o calendário de eventos completo