Da Era Heisei para a Reiwa: Saudação ao novo Imperador do Japão

Compartilhe

2019.04.30 1Na noite do último dia 30 de abril, cerca de 200 pessoas participaram da celebração de passagem da Era Heisei para a Reiwa e da ascensão ao trono do novo imperador do Japão (cuja cerimônia ocorreu no dia 1º de maio).

Curiosamente, essas pessoas puderam, por conta do fuso horário, protagonizar a primeira comemoração festiva ao imperador Naruhito.

2019.04.30 84O evento, que se realizou no Espaço Multiuso do Bunkyo, foi promovido pelas cinco entidades representativas da comunidade nipo-brasileira: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e Aliança Cultural Brasil-Japão.

2019.04.30 119bA cerimônia bilíngue (português/japonês) reuniu, além de dirigentes dos órgãos japoneses, representantes das empresas japonesas sediadas no Brasil, das associações de províncias japonesas e de diferentes associações nipo-brasileiras.

Tendo no palco o shodô “Reiwa” (Bela Harmonia) de autoria de Élcio Yoshitaka Yokoyama, a cerimônia iniciou com as saudações bilíngues dos presidentes das entidades promotoras: Renato Ishikawa (Bunkyo), Akeo Yogui (Enkyo), Yasuo Yamada (Kenren), Toshifumi Murata (Câmara) e Eduardo Yoshida (Aliança). A série foi encerrada pelo cônsul-geral do Japão em exercício, Akira Kusunoki, que agradeceu a todos “pela memorável cerimônia”.

2019.04.30 69bEm seguida, o ritual do “Banzai Sancho”, saudação coletiva feita em tradicionais celebrações do Japão, foi conduzido pela ex-presidente do Bunkyo, Harumi Arashiro Goya. Todos em pé, erguendo as bandeiras do Brasil e do Japão, saudaram o novo imperador com três “banzai”, desejando-lhe saúde, paz e prosperidade.

Na sequência, o Quarteto de Cordas do Instituto Fukuda foi encarregado da audição musical reunindo as composições “Primavera” (1º Movimento) de Vivaldi, “Furusato” entre outras (arranjos de Fábio Tagliaferri).

2019.04.30 133bO Quarteto é formado pelos três irmãos Fukuda: Marcos (viola), Ricardo (violoncelo) e Miyuki (1º violino), além de Fabiane Suzuki (2º violino). A família Fukuda foi destaque por participar, em outubro de 1982, na residência do cônsul-geral do Japão, de um sarau com a presença do então jovem príncipe-herdeiro Naruhito (que tocou viola), em sua primeira visita ao Brasil.

Antes de servir o jantar, o presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo, André Korosue, foi chamado ao palco para conduzir o tradicional Kampai (brinde) com saquê.

110 anos da imigração japonesa

2019.04.30 64Este evento ainda marcou o encerramento das atividades da Comissão para Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Yoshiharu Kikuchi, presidente do Comitê Executivo, foi encarregado de apresentar os agradecimentos aos colaboradores e ressaltou a importância da continuidade das obras do Centro Esportivo Kokushikan como legado das comemorações. E fez referência à presença de Kaneko e Carlos, esposa e filho de Kazuo Harazawa, um dos importantes colaboradores na construção da primeira fase do projeto de sustentabilidade do Kokushikan.

Kikuchi também anunciou o lançamento da revista “Gratidão e Esperança – Relatório das Atividades Comemorativas dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil”. A publicação foi distribuída aos presentes.

Fotos: Kenia Gomes

{gallery}noticias/2019/maio/reiwa_novo_imperador{/gallery}

Confira o calendário de eventos completo