Resultado do 4º Concurso Bunkyo de Contos

Compartilhe

2018Após o laborioso trabalho de seleção, a Comissão de Atividades Literária – Seção de Língua Portuguesa está divulgando os autores dos três melhores textos do 4º Concurso Bunkyo de Contos, que encerrou suas inscrições no dia 31 de julho de 2018.

A atividade recebeu o total de “293 contos de excelente nível”, ressalta Francisco Handa, presidente da Comissão de Atividades Literárias – Seção de Língua Portuguesa, e contou com autores Portugal (12), Japão (1), Itália (1) e Moçambique (3), além de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Handa relembra que o Concurso de Contos foi iniciado em 2012, com previsão de acontecer a cada dois anos, e teve uma antologia publicada em 2015 como uma edição comemorativa dos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão. Reunindo os 30 melhores contos de 2012, o livro foi intitulado “Duas Cenas, um Muro? e outras histórias”.

Porém, a antologia acabou sendo apenas a primeira e abriu as portas para o concurso de 2014, que teve seus 30 melhores textos publicados sob o título “Quixote Sama e outras histórias fantásticas”, em 2018, como edição comemorativa aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

A 3ª edição do concurso, realizada em 2016, já teve seu material selecionado e encaminhado para tratamento, mas ainda aguarda publicação.

Agora, os trabalhos da Comissão se intensificam, pois, em 2018, foi realizado o 4º Concurso Bunkyo de Contos – com destaque para os três contos abaixo – que também promete ter sua antologia, com cerca de 30 contos, publicada em breve.

Premiados no 4º Concurso Bunkyo de Contos (2018, tema: Elos)

1º lugar: A desaparição de G.B, de Maria Imenes Ishida, mestre em artes visuais pela UNESP e professora de fotografia residente em São Paulo (SP).

2º lugar: Pour Elise, de Juliana Garbayo dos Santos, formada em medicina, atuou como psiquiatra nos últimos 14 anos. Recentemente se mudou para Portugal com o marido e a filha, onde tem se dedicado mais às paixões pela leitura e escrita.

3º lugar: Dia de mudança, de Alexandre Hamada Possi, bacharel em Letras-Linguística pela Universidade de São Paulo, atua como tradutor autônomo e professor de português para estrangeiro. Residente em São Paulo (SP).

As quatro personalidades que integraram o júri foram: Roberto Goto, professor do Departamento de Filosofia e História da Educação da UNICAMP, doutor em Letras e em Educação; Jiro Takahashi, professor Universitário em Língua Portuguesa e editor da Global; Francisco Handa, monge regular da tradição budista Zen Soto, doutor em História Social pela UNESP, haicaísta e poeta; e Lucio Kubo, filósofo e presidente do Centro de Estudos Nipo Brasileiro.

 

RESULTADOS ANTERIORES

3º Concurso Bunkyo de Contos (2016, tema: Sabores de Vida)
1º lugar: Depois das Flores, de Carlos Guilherme Baptista (São Paulo-SP)
2º lugar: Fausta e o vendedor de óculos, de Edson Soares do Nascimento (Natal-RN)
3º lugar: Primavera, de Delmar Bertuol Alves da Silva (Feliz-RS)

2º Concurso Bunkyo de Contos (2014, tema: Encontro entre as culturas brasileira e japonesa)
1º lugar: Quixote Sama, de Helton Lucinda Ribeiro (São Sebastião do Paraíso-MG)
2º lugar: A Gata, de José Fernandes (São Paulo-SP)
3º lugar (empatados): O Buracili, de André Carlos Moraes (São Leopoldo-RS) e O Espírito de Kenichi, de Maria Luíza Ferreira de Rezende (Itajubá-MG)

1º Concurso Bunkyo de Contos (2012, tema: Encontro entre as culturas brasileira e japonesa)
1º lugar: Duas cenas, um muro?, de Célia Sakurai (São Paulo-SP)
2º lugar: Ipês brancos, de Camilla Ferreira (Brasilia-DF)
3º lugar (empatados): Corrente fria, corrente quente, de Fernanda Caldas Fuchs (Curitiba-PR) e Um noivo para a filha do senhor Murakoshi, de Francisco Pascoal Pinto (São Paulo-SP)

Confira o calendário de eventos completo