Imigração japonesa 110 anos: o ato final

Compartilhe

Relatorio 110 Anos capa-redNo último dia 30 de abril, no mesmo evento que comemorou a passagem da era Heisei para a Reiwa e a ascensão do novo imperador do Japão, também realizou-se o ato final da comemoração dos 110 anos da imigração japonesa.

Tratou-se do lançamento da revista “Gratidão e Esperança – Relatório de Atividades Comemorativas dos 110 aos da Imigração Japonesa no Brasil”, de 100 páginas, em cores, bilíngue (português/japonês), reunindo informações sobre diferentes atividades realizadas durante 2018.

Yoshiharu Kikuchi, presidente do Comitê Executivo da Comissão para Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, destaca o significado desse fato. “Nosso objetivo não foi somente produzir um relato fiel das realizações promovidas pelas respectivas comissões visando prestar contas aos nossos apoiadores, como também organizar um registro que possa servir de referência aos organizadores das próximas comemorações da imigração japonesa”.

A publicação abre com uma coletânea de fotos sobre a visita da princesa Mako ao Brasil, ressaltando seu papel simbólico como elo da comemoração da imigração japonesa por todo o país.

São abordados diferentes eventos, tais como a criação do logotipo, a homenagem da Comenda Kasato Maru, a campanha para arrecadação de recursos financeiros, o projeto de modernização do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, o projeto de sustentabilidade do Kokushikan como legado dos 110 anos da imigração japonesa, a relação dos eventos comemorativos dos 110 anos, mesa-redonda para avaliação da comemoração dos 110 anos, entre outros temas.

A comemoração oficial dos 110 anos, realizada no dia 21 de julho, em conjunto com o Festival do Japão, é o ponto central do relatório. Também, amplo destaque para o Show Artístico inédito, reunindo professores e grupos que se dedicam às tradicionais artes japonesas da música, dança, teatro e taiko, sob a coordenação do professor Satoru Saito.

A publicação está a venda na secretaria do Bunkyo por R$20.

Rua São Joaquim, 381, térreo, Liberdade, CEP 01508-900, São Paulo-SP, tel.: (11) 3208-1755 ou e-mail: 110anos@bunkyo.org.br

Confira o calendário de eventos completo