Neste final de semana, continua o Festival das Cerejeiras no Kokushikan

Compartilhe

sakura2Mais pés de sakura cobertos de flores. Esta é a expectativa dos organizadores do 23º Festival das Cerejeiras Bunkyos para este final de semana (dias 13 e 14 de julho), no Kokushikan, em São Roque.

Originalmente, no Japão, os sakura começam a florescer com o aumento da temperatura (no início da primavera) depois de passar por uma temporada de frio. Esse é o processo que está ocorrendo desde no último final de semana (dias 6 e 7 de julho) com a forte onda de frio, criando condições ideais para o florescimento dos botões de cerejeiras.

20190705 110231De acordo com os organizadores, para este segundo final de semana, serão repetidas as mesmas atrações da semana passada na Praça de Alimentação e dos Bazaristas. Além disso, a Ciranda Cultural vai estar mais movimentada com a presença de mais especialistas com oficinas no Ginásio de Esportes. Já para os pequenos há o Clubinho da Honda trazendo orientações básicas sobre a segurança no trânsito, incluindo voltinhas nas minimotos.

Enfim, nosso convite é para que venham ao nosso Festival para admirar a beleza suave dos sakura floridos enquanto aproveitam o aconchego do sol de inverno. E, ao mesmo tempo, saborear as delícias da Praça de Alimentação e participar das exposições e oficinas culturais.

Acompanhe a programação de shows e oficinais culturais do 23º Festival das Cerejeiras Bunkyos – Sakura Matsuri, no Kokushikan, em São Roque.

Sábado – 13 julho 2019
10:00 Ken Yamazato
10:15 MIC (Cantora Japonesa)
10:45 Takeshi Nishimura
11:15 Mariko Nakahira
12:00 Cerimônia de Abertura
13:10 Edson Saito Y.ES Band
14:00 Academia Central de Aikido
14:20 Ballet Val Santos
14:50 Sergio Tanigawa
15:20 Kendo Kokushikan
15:40 Associação Muguen-Kan Karate-Do Kobu-Do – Cotia
16:00 Encerramento

Domingo – 14 julho 2019
10:30 Ken Yamazato
11:10 Sawalef – Dança do Ventre
11:50 Mariko Nakahira
12:50 Assoc. Kenko Taisso do Brasil
13:30 Akemi Matsuda Emaixadora Kawaii do Brasil
14:10 Nete Salmah – Dança do Ventre
14:50 Kodama Kai – ACEVGP
15:30 Assoc. Ibiunense de Artes Marciais Prof Horigome
16:00 Encerramento

Ciranda Cultural – dias 13 e 14 de julho no Bosque das Cerejeiras e Ginásio de Esportes

DSC7242Nesta edição, o circuito percorrido pela nossa Ciranda Cultural ficou mais amplo. Do Bosque das Cerejeiras, sobe em direção ao Ginásio de Esportes e oferece uma série de atrações a todos os visitantes.

Bonsai: exposição e oficina sobre os cuidados com o bonsai a cargo da Associação do Bonsai de Vargem Grande Paulista (Bosque das Cerejeiras, todos os dias).

Ikebana: professoras da Escola de Ikebana Sangetsu são responsáveis pelas sessões de vivência de arte floral (Bosque das Cerejeiras, todos os dias).

Origami: Claudia Tamaki estará ensinando uma série de dobraduras de papel e expondo os seus trabalhos (Bosque das Cerejeiras, todos os dias).

Patchwork: Léa Zengo ensina detalhes desta arte e expõe suas criações (Bosque das Cerejeiras, todos os dias).

Cerâmica: membros da Comissão de Arte Koguei do Bunkyo realizam oficinas e exposição de cerâmica de alta temperatura (Ao lado do lago, todos os dias).

Pipas: o engenheiro Ken Yamazato, além da demonstração de pipas junto ao palco, ensina a confeccioná-las e a soltá-las (Ginásio Esportivo, todos os dias).

DSC7248Oshibana: técnica de desidratar flores, folhas, frutas, verduras, mantendo a textura e a cor original. A professora Miriam Tatsumi apresenta seus trabalhos e ensina a confeccionar sua lembrancinha com flores de cerejeiras (Ginásio de Esportes, todos os dias).

: jogo de tabuleiro que consiste em disputar e conquistar territórios. Aprenda com Rodrigo Yuji e equipe (Ginásio de Esportes, todos os dias).

Horoscopo Oriental: Teruo Hama estará atendendo interessados em conversar sobre suas características pessoais (Ginásio de Esportes, todos os dias).

Concurso de Bunkyo de Fotografias: patrocinado pela Fujifilm, aceita inscrições dos interessados em participar da edição 2019, concorrendo a três máquinas fotográficas. No Ginásio estarão expostas as fotos selecionadas do concurso de 2018.

Exposição Fotográfica: “2018, ano do 110º aniversário da imigração japonesa”, com imagens das comemorações realizadas em São Paulo e região sudoeste (Ginásio de Esportes, todos os dias).

Shodo: a demonstração do caminho da arte da caligrafia japonesa por Elcio Yokoyama (Ginásio de Esportes, somente dia 13).

Etiqueta Japonesa: a especialista Lumi Toyoda realiza oficina com orientações sobre o tema (Ginásio de Esportes, somente dia 14).

Cerimônia de Chá: professoras do Centro Chado Urasenke promovem demonstração do ritual. Na sala de chá, ao lado externo do Ginásio, todos os dias, com sessões às 11h, 13h e 14h.

SERVIÇO

23º Festival das Cerejeiras Bunkyos (Sakura Matsuri)
Último final de semana: dias 13 e 14 de julho, das 10h às 17h
Local: Centro Esportivo Kokushikan Daigaku
Estrada do Carmo, 801 – Bairro do Carmo – São Roque (SP)
Contribuição por veículo: R$ 30,00 (concorra ao sorteio de uma TV)
Informações: (11) 3208-1755 | matsuri@bunkyo.org.br

Realização:
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Associação Cultural e Esportiva Vargem Grande Paulista
Associação Cultural de Mairinque
Associação Mallet Golf Kokushikan
Cotia Seinem Renraku Kyoguikai

Patrocínio:
Honda Brasil
Sakura Alimentos
Café Fazenda Aliança

Apoio:
Prefeitura da Estância Turística de São Roque
Consulado Geral do Japão em São Paulo
Fundação Kunito Miyasaka
Brahma Chopp
Loretta Farma e Beauty
Alfa Alimentos
Sacolão Saúde
Vinícola Góes
Campo Tenente – Comércio de Verduras
Perfumaria Sumirê
Fast Shop
Grupo King
Nicom Material de Construção
Kuba Transporte e Turismo
Fujifilm Brasil
Agro Kayama

Confira o calendário de eventos completo