23º Festival das Cerejeiras Bunkyo em dois finais de semana

Compartilhe

publico1No próximo sábado, dia 6 de julho, abre o 23º Festival das Cerejeiras Bunkyos – Sakura Matsuri, realizado pelo Bunkyo em conjunto com Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande, Associação Cultural de Mairinque, Associação Mallet Golf Kokushikan e Cotia Seinem Renraku Kyoguikai.

Nesta edição, uma das novidades será a duração do Festival, agora estendido para dois finais de semana: dias 6 e 7 de julho, além de 13 e 14 de julho.

alimentacao“Muitos visitantes pediam para que o Sakura Matsuri pudesse ser estendido para mais dois dias e assim dar uma chance a todos de visitar mais vezes as cerejeiras floridas”, explica Celso Mizumoto, coordenador do evento. “Assim, de comum acordo com nossos parceiros, decidimos ampliar o Festival para dois finais de semana de forma ainda experimental”, afirma, acrescentando que “nossa maior dificuldade é que todas as entidades participantes do Festival são tocadas por voluntários que também têm suas obrigações profissionais e familiares”.

estandesEste Sakura Matsuri em dois finais de semana estará oferecendo as mesmas atrações que conquistaram o público na Praça de Alimentação, Praça dos Bazaristas e shows artísticos. Além disso, ao lado do Bosque das Cerejeiras estarão montadas as tendas da Ciranda Cultural – atividade que também se estende para o Ginásio de Esportes.

publico“Aliás, esta é uma das novidades nesta edição”, ressalta Mizumoto, lembrando que nos anos anteriores, a utilização do Ginásio esteve proibida pelos bombeiros. No entanto, “no final do ano passado, obtivemos a licença para seu uso em eventos públicos”.

De acordo com ele, para esse local estão programadas várias atividades culturais, com destaque para o Clubinho da Honda que, além das orientações básicas sobre a segurança no trânsito, oferece várias atrações às crianças, incluindo voltinhas nas minimotos.

Obras no Pavilhão

bonsaiNesta edição, os organizadores do evento tiveram um novo desafio para programar as instalações do Festival: conviver com as obras de construção do Pavilhão Kazuo Harasawa para instalação de um amplo salão multiuso com amplo espaço para organização de eventos.

Trata-se da realização da primeira etapa do projeto de sustentabilidade que prevê melhorias e ampliação da infraestrutura do Kokushikan, explica Mizumoto, acrescentando que “o objetivo é transformar esse local em referência para a comunidade nipo-brasileira, que possa ser usufruído por todos”.

etiqueta japonesaEsse projeto, bem como a construção dessa primeira etapa das instalações, foi o legado da Comissão para Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil em que parte dos valores arrecadados foi destinada para essas obras. Mizumoto ressalta ainda que as despesas com a construção estão sendo complementadas com a doação da família de Kazuo Harasawa, um dos fundadores do Bunkyo que acreditava que o Kokushikan era um local para reunir a comunidade nipo-brasileira. O patriarca faleceu em 13/08/2017 e cumprindo a vontade dele a família destinou importante doação para as obras.

A Ciranda Cultural

horosc.oriental“Nosso festival é uma oportunidade para as pessoas saírem de suas casas e fazerem um passeio num local cercado de verde, enfeitado pelos pés das cerejeiras floridas”, indica o coordenador do evento, Celso Mizumoto.

Em meio a esse cenário bucólico são montadas as tendas da “Ciranda Cultural” oferecendo oficinas de várias especialidades da cultura japonesa (ikebana, bonsai, origami, patchwork e cerâmica).

honda1Nesta edição, a novidade é que a Ciranda Cultural estendeu seu circuito para o Ginásio de Esportes, que fica ao lado do Bosque das Cerejeiras.

Junto com o Clubinho da Honda, os visitantes terão as oficinas de oshibana, de pipas, de furoshiki, horóscopo oriental, go e etiqueta japonesa. No local também será montada a exposição fotográfica “2018, o ano dos 110º aniversário da imigração japonesa”, juntamente com o Concurso Bunkyo de Fotografias.

Na parte externa do Ginásio, nas instalações do Cotia Seinem, estará sendo realizada a cerimônia do chá ao lado do jardim japonês.

Para quem não está disposto a caminhar, a solução será tomar o trenzinho que estará fazendo esse percurso continuamente.

Nossas Atrações

Nesta edição, o circuito percorrido pela nossa Ciranda Cultural ficou mais amplo. Do Bosque das Cerejeiras, sobe em direção ao Ginásio de Esportes e oferece uma série de oficinas culturais a todos os visitantes, além de exposições.

Pipas: o engenheiro Ken Yamazato, além da demonstração de pipas junto ao palco, ensina a confeccioná-las e a soltá-las (Ginásio Esportivo, nos dias 13 e 14 de junho).

Oshibana: técnica de desidratar flores, folhas, frutas, verduras, mantendo a textura e a cor original. A professora Miriam Tatsumi apresenta seus trabalhos e ensina a confeccionar uma lembrancinha com flores de cerejeiras (Ginásio de Esportes, dias 13 e 14).

Gô: jogo de tabuleiro que consiste em disputar e conquistar territórios. Aprenda com Rodrigo Yuji e equipe (Ginásio de Esportes, dias 13 e 14).

Shodô: aprenda a caligrafia japonesa, com Elcio Yokoyama (Ginásio de Esportes, dia 13).

Etiqueta Japonesa: a especialista Lumi Toyoda realiza oficina com orientações sobre o tema (Ginásio de Esportes, dia 14).

Horoscopo Oriental: Teruo Hama estará atendendo interessados em conversar sobre suas características pessoais (Ginásio de Esportes, todos os dias).

Cerimônia do Chá: professoras do Centro Chado Urasenke promovem demonstração do ritual. Na sala de chá, ao lado externo do Ginásio, todos os dias, com sessões às 11h, 13h e 14h.

Bonsai: exposição e oficina sobre os cuidados com o bonsai a cargo da Associação do Bonsai de Vargem Grande Paulista (Bosque das Cerejeiras, todos os dias).

Ikebana: professoras da Escola de Ikebana Sangetsu são responsáveis pelas sessões de vivência de arte floral (Bosque das Cerejeiras, todos os dias).

Origami: Claudia Tamaki estará ensinando uma série de dobraduras de papel e expondo os seus trabalhos (Bosque das Cerejeiras, todos os dias).

Patchwork: Léa Zengo ensina detalhes desta arte e expõe suas criações (Bosque das Cerejeiras, todos os dias).

Cerâmica: membros da Comissão de Arte Koguei do Bunkyo realizam oficinas e exposição de cerâmica de alta temperatura (Ao lado do lago, todos os dias).

Concurso de Bunkyo de Fotografias: patrocinado pela Fujifilm, aceita inscrições dos interessados em participar da edição 2019, concorrendo a três máquinas fotográficas. No Ginásio estarão expostas as fotos selecionadas do concurso de 2018.

Exposição Fotográfica: “2018, ano do 110º aniversário da imigração japonesa”, com imagens das comemorações realizadas em São Paulo e região sudoeste (Ginásio de Esportes, todos os dias).

Entre os shows e demonstrações no palco, teremos a seguinte programação (sujeita a alterações):

Sábado – 6 julho 2019
11:00 Associação Muguen-Kan Karate-Do Kobu-Do – Cotia
11:30 Ballet Val Santos
12:05 Rizumu Taisso ACAL
12:35 Joe Hirata
13:20 Karen Ito
14:00 Kendo Kokushikan
14:35 Ricardo Nakase
15:20 Mariko Nakahira
16:00 Encerramento

Domingo – 7 julho 2019
11:30 Ballet Marisa Éscher
12:00 Mariko Nakahira
12:40 Gold und Silber (Alemanha)
13:10 Rizumu Taisso Kumamoto
13:45 Corpus Line
14:25 Nete Salmah – Dança do Ventre
14:55 Grupo Folclórico Tirol – Sapateado (Áustria)
15:30 Kodama Kai – ACEVGP
16:00 Encerramento

Sábado – 13 julho 2019
10:00 Ken Yamazato
10:15 MIC (Cantora Japonesa)
10:45 Takeshi Nishimura
11:15 Mariko Nakahira
12:00 Cerimônia de Abertura
13:10 Edson Saito Y.ES Band
14:00 Academia Central de Aikido
14:20 Ballet Val Santos
14:50 Sergio Tanigawa
15:20 Kendo Kokushikan
15:40 Associação Muguen-Kan Karate-Do Kobu-Do – Cotia
16:00 Encerramento

Domingo – 14 julho 2019
10:30 Ken Yamazato
11:10 Sawalef – Dança do Ventre
11:50 Mariko Nakahira
12:50 Assoc. Kenko Taisso do Brasil
13:30 Akemi Matsuda Emaixadora Kawaii do Brasil
14:10 Nete Salmah – Dança do Ventre
14:50 Kodama Kai – ACEVGP
15:30 Assoc. Ibiunense de Artes Marciais Prof Horigome
16:00 Encerramento

 

SERVIÇO

23º Festival das Cerejeiras Bunkyos (Sakura Matsuri)
Agora em dois finais de semana
Data: dias 6, 7, 13 e 14 de julho, das 10h às 17h
Local: Centro Esportivo Kokushikan Daigaku
Estrada do Carmo, 801 – Bairro do Carmo – São Roque (SP)
Contribuição por veículo: R$ 30,00 (concorra ao sorteio de uma TV)
Informações: (11) 3208-1755 | matsuri@bunkyo.org.br

Realização:
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Associação Cultural e Esportiva Vargem Grande Paulista
Associação Cultural de Mairinque
Associação Mallet Golf Kokushikan
Cotia Seinem Renraku Kyoguikai

Patrocínio:
Honda Brasil
Sakura Alimentos
Café Fazenda Aliança

Apoio:
Prefeitura da Estância Turística de São Roque
Consulado Geral do Japão em São Paulo
Fundação Kunito Miyasaka
Brahma Chopp
Loretta Farma e Beauty
Alfa Alimentos
Vinícola Góes
Campo Tenente – Comércio de Verduras
Perfumaria Sumirê
Fast Shop
Grupo King
Nicom Material de Construção
Kuba Transporte e Turismo
Fujifilm Brasil
Agro Kayama

Confira o calendário de eventos completo