Hoje, exposição e livro destacam a Ikebana, a arte dos arranjos florais

Compartilhe

livroLançado em português e inglês, o livro “A Poética da Ikebana” é a concretização de um sonho de Erisson Thompson, presidente da Associação de Ikebana do Brasil. O resultado é um volume de 144 páginas, com seis capítulos, que será celebrado hoje, dia 9 de setembro, a partir das 19h, em noite de autógrafos. Haverá ainda a abertura de uma exposição sobre Ikebana curada por Ely Iutaka, que inclui arranjos e 11 fotografias, além de um tríptico e quatro gravuras originais assinadas por Erisson Thompson, que prossegue até o dia 21 no JOH MABE Espaço Arte & Cultura.

p6 lo6Para o livro, Erisson encomendou a Celso Yamachita a realização de uma série de fotografias de ikebana que ele ia criando. Com esta coleção de fotos, procurou Ely Iutaka, no Joh Mabe Espaço Arte e Cultura, e com ela formou uma equipe para a concretização do livro. Os textos foram redigidos por Erisson e pelo crítico de arte Enock Sacramento e o designer gráfico Denis Roberto Darin cuidou da diagramação.

O livro aborda os estilos de ikebana, com destaque para a Ikebana Sanguetsu, escola onde Erisson aprendeu, se formou, se aperfeiçoou e à qual se dedica há mais de quatro décadas. Inclui ainda uma entrevista que concedeu a Enock Sacramento, reproduzida na íntegra no volume, durante a qual ele fala de sua trajetória, a partir dos anos 70, quando, estudante de química, recebeu seus primeiros conhecimentos sobre a arte dos arranjos florais, no Rio de Janeiro.

p88b FMO 0328Além de praticante, Erisson Thompson é também conhecido professor da arte da Ikebana, tendo realizado cursos por todo o Brasil. Dentro de sua missão de difundir a filosofia e a técnica da Ikebana, realizará no local da exposição, nos dias 14 e 21 de setembro, workshop para apenas 20 interessados. As inscrições dão direito a um exemplar do livro e a materiais para oficina e devem ser feitas no Joh Mabe Espaço Arte & Cultura (informações pelo e-mail eventos@johmabeart.com.br).

SERVIÇO

Lançamento do livro “A Poética da Ikebana” e abertura da exposição:
Dia 9 de setembro de 2019 (seg), das 19h às 23h
Local: Joh Mabe Espaço Arte & Cultura
(Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 4225 – Jardim Paulista, São Paulo. Tel 11.3885-7140)

Visitação (entrada franca): de 10 a 21 de setembro de 2019
Seg. a sex., das 10h às 18h | sáb., das 10h às 14h

Workshop: vagas limitadas
– dia 14.09 (sáb.), às 15h
– dia 21.09 (sáb.), às 15h
Informações pelo e-mail eventos@johmabeart.com.br (a inscrição dará direito a um exemplar do livro e a materiais para oficina)

Confira o calendário de eventos completo