PROGRAMA DE VOLUNTÁRIOS DA JICA PARA A COMUNIDADE NIKKEI

Compartilhe

footer logoProsseguem, até o próximo dia 30 de setembro, as inscrições para o Programa de Envio de Voluntários para a Comunidade Nikkei mantido pela JICA – Japan International Cooperation Agency.
Trata-se de um programa de envio de voluntários japoneses à América Latina (incluindo o Brasil) que irão viver e trabalhar com os membros da comunidade local praticando suas técnicas ou experiências.

De acordo com essa parceria, a JICA providenciará as passagens aéreas e a ajuda de custo relativo ao período de permanência do voluntário (em geral, dois anos). Já entidade receptora se responsabilizará basicamente pela providência e custeio da moradia, pelas despesas relativas ao desenvolvimento das atividades do(a) voluntário(a) e pela equipe organizadora das atividades.
A JICA informa que foram definidas três áreas básicas de atuação, mas as entidades interessadas poderão solicitar voluntários em outras áreas tais como desenvolvimento ambiental, agricultura, turismo, etc.
O Programa prevê a atuação do voluntário em instalações mantidas pela entidade nikkei envolvendo basicamente as áreas de Educação (Instrutor de Língua Japonesa, Professor de ensino fundamental I (antigo primário), Instrutor de atividades para jovens); Saúde (casas de repouso de idosos ou de idosos que necessitam de cuidados especiais atuando como cuidador, enfermeiro, nutricionista, assistente social, terapeuta ocupacional, etc) e Esporte (orientador de modalidades como beisebol, softbol, tênis de mesa, badminton, sumô, judô, entre outras).
As entidades interessadas devem enviar o formulário de “Solicitação de Voluntário” devidamente preenchido em português ou japonês, até o dia 30 de setembro próximo.
O formulário de solicitação e mais informações sobre os requisitos e dúvidas frequentes estão disponíveis em: https://www.jica.go.jp/brazil/portuguese/office/activities/nikkeis07.html

Confira o calendário de eventos completo