Exposição: A obra de Shinji Tanaka

Compartilhe

 

2 shinji geralProssegue, no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, a exposição “Shinji Tanaka – A Liberdade de Viver a Arte em Vários Mundos” com coordenação geral e museografia de Roberto Okinaka.
Ocupando o 9º andar do Museu, a exposição reúne obras produzidas por Tanaka ao longo de sua vida (faleceu em 7 de setembro de 2018, aos 83 anos) e ressalta sua versatilidade como pintor, designer, ilustrador, escritor e repórter.

Shinji Tanaka, nascido em 1935, na província de Fukushima, cursou a Universidade de Belas Artes Tama, em Tóquio. Em 1955, ano de sua formatura, emigrou para a Bolívia, para a Colônia Japonesa San Juan. Cinco anos depois se mudou para São Paulo para atuar no jornal nipo-brasileiro Jornal Paulista.
Trabalhou na Cooperativa Agrícola de Cotia junto ao setor editorial (revistas “Agricultura e Cooperação” e “Agricultura no Brasil”). A partir de 1973, como free lancer, dedicou-se à ilustração e design.
A exposição apresenta a criação de Tanaka em vários mundos: as suas exposições individuais e coletivas (pintor em estilo clássico figurativo, produziu obras em acrílico, gouache e aquarela), publicações e autoria (histórias do Bunkyo e Enkyo, “A Vida e Obra de um Artista Imigrante – Tomoo Handa”, “História da Arte Nipo-Brasileira” e “Andes no Kaze”), ilustrações em livros e revistas do Japão e Brasil.
Destaca ainda sua participação junto ao Centro de Estudos Nipo-Brasileiros (Jinmonken) e colaboração junto ao Museu da Imigração Japonesa.

Serviço
Exposição “Shinji Tanaka – A liberdade de Viver a Arte em Vários Mundos”
Aberto de terça a domingo, das 13h30 às 17h
Local: Rua São Joaquim, 381 – 9º andar (entrada pelo 7º andar)
Ingressos: R$16 (Estudantes com carteirinha, crianças de 5 a 11 anos e idosos: R$8)

{gallery}noticias/2019/setembro/ShinjiTanaka{/gallery}

Confira o calendário de eventos completo