Em São Paulo, a comemoração da entronização do imperador do Japão

Compartilhe

940aNo dia 22 de outubro próximo, na mesma data em que no Japão se realiza a cerimônia de entronização do imperador Naruhito e da imperatriz Masako; aqui, em São Paulo, também estará acontecendo um evento para comemorar este acontecimento tão especial na história do Japão.
Trata-se da “Cerimônia e Jantar de Celebração da Entronização do Imperador do Japão”, que está sendo organizado pelas cinco entidades representativas da comunidade nipo-brasileira (Bunkyo, Enkyo, Kenren, Câmara e Aliança). O patrocínio é do Bradesco e da Honda e apoio cultural da Fundação Kunito Miyasaka e BSGI.

“Esta é uma oportunidade especial para compartilhar com o povo japonês da cerimônia que consagra a mais antiga monarquia do mundo”, afirma Carlos Kendi Fukuhara, coordenador da Comissão Organizadora. “Desta forma, neste país onde se concentra a maior população de descendentes de japoneses, com o mesmo sentimento de orgulho e respeito do povo japonês, desejamos expressar nosso júbilo pela proclamação do imperador Naruhito e imperatriz Masako”, completou.
O evento será realizado no Clube Círculo Militar de São Paulo, com cerimônia e jantar de confraternização para 800 pessoas. Estão sendo convidados representantes de órgãos governamentais japoneses, de associações de províncias do Japão no Brasil, condecorados do governo japonês, representantes das entidades nipo-brasileiras e público em geral.
Serviço:
Cerimônia e Jantar de Celebração da Entronização do Imperador do Japão
– Data/hora: 22 de outubro de 2019 (3ª feira), a partir das 18h30.
– Local: Clube Círculo Militar de São Paulo (Rua Abílio Soares, 1589 – Ibirapuera – SP/SP)
– Convites: R$250 cada (disponíveis na secretaria do Bunkyo até 30/9/2019)
– Informações: Tel. 11-3208-1755 (Edna ou Massami) ou e-mail: evento@bunkyo.org.br

As cerimônias que marcam a ascensão do novo imperador do Japão

A mais antiga monarquia hereditária do mundo (com mais de 2.600 anos de história), a dinastia Yamato realiza uma série de cerimônias para marcar a ascensão ao trono de Naruhito como o 126º imperador do Japão.
Esses rituais tiveram início no último dia 1º de maio após o imperador Akihito se tornar o primeiro monarca, em 200 anos, a renunciar ao trono (seu reinado foi de 7 de janeiro de 1990 até 30 de abril de 2019, batizado como era Heisei). Sob a justificativa de saúde frágil e idade avançada (85 anos de idade), o imperador Akihito abdicou em favor de seu primogênito Naruhito (59 anos de idade).
Assim, no dia 1º de maio, data do início da era Reiwa (Bela Harmonia), realizou-se o primeiro ato da ascensão com a cerimônia da Regalia Imperial em que o novo imperador herdou as joias da Coroa, os três tesouros sagrados do Japão (a espada Kusanagi, as jóias Yasakani- no-magatema e o espelho Yata no kagami).
O próximo passo acontecerá no dia 22 de outubro, no Palácio Imperial em Tóquio, com a cerimônia oficial de entronização de Naruhito como 126º imperador do trono do crisântemo.
O evento contará com a presença de 2.600 convidados (entre eles, representantes de 195 nações), com duração prevista para três horas, ocasião em que o novo imperador saudará o primeiro-ministro e os seus súditos.
Estão programados ainda banquetes oferecidos pelo governo japonês para expressar gratidão pela presença de representantes estrangeiros.
O evento final da ascensão ao trono realiza-se em novembro com o ritual xintoísta “Daigo-sai” (grande Dia de Ação de Graças), quando o novo imperador fará oferenda à deusa Amaterasu (uma das divindades mais importantes da mitologia japonesa, Deusa do Sol, filha dos deuses criadores do mundo) e comerá o arroz sagrado. Dessa forma, acredita-se que o imperador alcançará a condição de elo de ligação entre a deusa Amaterasu e o povo japonês.

 PatrocinioApoio

Confira o calendário de eventos completo