Em São Paulo, a comemoração da entronização do imperador do Japão

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

940aNo dia 22 de outubro próximo, na mesma data em que no Japão se realiza a cerimônia de entronização do imperador Naruhito e da imperatriz Masako; aqui, em São Paulo, também estará acontecendo um evento para comemorar este acontecimento tão especial na história do Japão.
Trata-se da “Cerimônia e Jantar de Celebração da Entronização do Imperador do Japão”, que está sendo organizado pelas cinco entidades representativas da comunidade nipo-brasileira (Bunkyo, Enkyo, Kenren, Câmara e Aliança). O patrocínio é do Bradesco e da Honda e apoio cultural da Fundação Kunito Miyasaka e BSGI.

“Esta é uma oportunidade especial para compartilhar com o povo japonês da cerimônia que consagra a mais antiga monarquia do mundo”, afirma Carlos Kendi Fukuhara, coordenador da Comissão Organizadora. “Desta forma, neste país onde se concentra a maior população de descendentes de japoneses, com o mesmo sentimento de orgulho e respeito do povo japonês, desejamos expressar nosso júbilo pela proclamação do imperador Naruhito e imperatriz Masako”, completou.
O evento será realizado no Clube Círculo Militar de São Paulo, com cerimônia e jantar de confraternização para 800 pessoas. Estão sendo convidados representantes de órgãos governamentais japoneses, de associações de províncias do Japão no Brasil, condecorados do governo japonês, representantes das entidades nipo-brasileiras e público em geral.
Serviço:
Cerimônia e Jantar de Celebração da Entronização do Imperador do Japão
– Data/hora: 22 de outubro de 2019 (3ª feira), a partir das 18h30.
– Local: Clube Círculo Militar de São Paulo (Rua Abílio Soares, 1589 – Ibirapuera – SP/SP)
– Convites: R$250 cada (disponíveis na secretaria do Bunkyo até 30/9/2019)
– Informações: Tel. 11-3208-1755 (Edna ou Massami) ou e-mail: evento@bunkyo.org.br

As cerimônias que marcam a ascensão do novo imperador do Japão

A mais antiga monarquia hereditária do mundo (com mais de 2.600 anos de história), a dinastia Yamato realiza uma série de cerimônias para marcar a ascensão ao trono de Naruhito como o 126º imperador do Japão.
Esses rituais tiveram início no último dia 1º de maio após o imperador Akihito se tornar o primeiro monarca, em 200 anos, a renunciar ao trono (seu reinado foi de 7 de janeiro de 1990 até 30 de abril de 2019, batizado como era Heisei). Sob a justificativa de saúde frágil e idade avançada (85 anos de idade), o imperador Akihito abdicou em favor de seu primogênito Naruhito (59 anos de idade).
Assim, no dia 1º de maio, data do início da era Reiwa (Bela Harmonia), realizou-se o primeiro ato da ascensão com a cerimônia da Regalia Imperial em que o novo imperador herdou as joias da Coroa, os três tesouros sagrados do Japão (a espada Kusanagi, as jóias Yasakani- no-magatema e o espelho Yata no kagami).
O próximo passo acontecerá no dia 22 de outubro, no Palácio Imperial em Tóquio, com a cerimônia oficial de entronização de Naruhito como 126º imperador do trono do crisântemo.
O evento contará com a presença de 2.600 convidados (entre eles, representantes de 195 nações), com duração prevista para três horas, ocasião em que o novo imperador saudará o primeiro-ministro e os seus súditos.
Estão programados ainda banquetes oferecidos pelo governo japonês para expressar gratidão pela presença de representantes estrangeiros.
O evento final da ascensão ao trono realiza-se em novembro com o ritual xintoísta “Daigo-sai” (grande Dia de Ação de Graças), quando o novo imperador fará oferenda à deusa Amaterasu (uma das divindades mais importantes da mitologia japonesa, Deusa do Sol, filha dos deuses criadores do mundo) e comerá o arroz sagrado. Dessa forma, acredita-se que o imperador alcançará a condição de elo de ligação entre a deusa Amaterasu e o povo japonês.

 PatrocinioApoio

Confira o calendário de eventos completo