EMOÇÃO NA 1ª EXPOSIÇÃO DE IKEBANA DO INCREMENTO SOCIAL

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
ikebanaExpo

1ª Exposição de Ikebana, organizada pela Comissão de Incremento Social do Bunkyo e pela Mestra Emília Tanaka da Associação de Ikebana Kado Ikenobo Tatibana da América Latina, ocorreu no dia 29 de novembro no Edifício Bunkyo reunindo cerca de 90 visitantes.

ikebanaTodos


A abertura teve como mestre de cerimônias o Vice-Presidente do Bunkyo Tomio Katsuragawa e contou com a presença do Vice-Presidente do Bunkyo Roberto Nishio, da Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo Teruco Kamitsuji, do Diretor de Assistência Social do Bunkyo Reimei Yoshioka, do Vice-Presidente da Comissão de Incremento Social Sérgio Nishino e do vereador Aurélio Nomura.

A cerimônia iniciou-se com a tradução e a execução do hino do Ikenobo (Ikenobo no uta), na língua japonesa, com a condução da Mestra Emília.
O vice-presidente da comissão organizadora Sérgio Nishino, relembrou o propósito do Bunkyo de difundir a cultura japonesa, agradeceu todo o apoio da entidade na trajetória das oficinas de Ikebana, ressaltando a competência da Mestra.

Já Roberto Nishio, vice-presidente do Bunkyo descreveu a ansiedade dos bastidores para a primeira exposição e parabenizou pelo sucesso do evento. Também destacou a definição de Ikebana explicada pela Mestra na tradução do hino do Ikenobo. Ao final de sua saudação, frisou que o Bunkyo continuará apoiando as oficinas.

O vereador Aurélio Nomura, manifestou profunda alegria por participar da abertura da Exposição. Relembrou que o Ikebana é bastante presente na sua vida, já que sua mãe é aluna da Mestra Emília, e relatou os benefícios desta arte. Segundo Aurélio, “é a harmonia entre o céu, a terra e o homem que traz alegria a quem vê”. Além disso, recordou o histórico da Mestra – suas atuações pelo mundo – e sua importância na introdução e consolidação da arte no Brasil. Ao final, expressou sua pretensão de fazer uma “exposição grandiosa” em homenagem à Mestra Emília.

Por fim, a organizadora Mestra Emília, agradeceu a participação e colaboração de todos os presentes no evento e relatou sua felicidade e vontade de continuar ensinando e expandindo a arte Kado.
Após os cumprimentos das autoridades, ocorreram as premiações dos 3 melhores arranjos florais e a entrega dos diplomas, assinados pelos mestres de Ikenobo do Japão, para 5 alunos e para a professora-assistente Andréa Maria Bucalem Safadi.

Confira o calendário de eventos completo