ALEXANDRE KAWASE VENCE O II CONCURSO DE MONOGRAFIA

Compartilhe

todos

Alexandre Kawase foi o vencedor do II Concurso de Monografia promovido pelo jurista Dr. Kiyoshi Harada, cuja cerimônia de premiação foi realizada no ultimo dia 28 de novembro no Museu da Imigração Japonesa.
Atento e disposto a colaborar para ampliar o intercâmbio sociocultural na comunidade nipo-brasileira, o jurista Dr. Kiyoshi Harada, sempre está envolvido em diferentes iniciativas além de seu cotidiano profissional e uma delas se refere ao Concurso de Monografia.

harada
kawase

Este Concurso foi idealizado pelo jurista com a finalidade de estimular a geração de sucessores de determinadas entidades nipo-brasileiras a pesquisar e aprofundar suas reflexões acerca dos termos relacionados com a imigração e cultura japonesa no Brasil.

Para este II Concurso de Monografia, a convocação foi dirigida aos membros da JCI Brasil-Japão, Comissão de Jovens do Bunkyo e Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei, com o tema “Desafios de Manutenção da Cultura Japonesa no Brasil”.

Foram 18 inscritos, sendo que 11 deles apresentaram a monografia: cinco delas de autoria de membros da JCI Brasil-Japão, quatro do Seinen Bunkyo e dois do Gaimusho Kenshusei.

Os trabalhos foram julgados por uma comissão formada por Marcelo Hideshima, Mario Iwamizu, Massami Uyeda, Roberto Nishio, Sedi Hirano, Patrícia Murakami e André Kono.

“O Concurso tem melhorado a cada edição”, declarou Dr. Harada ao Jornal Nippak, “a cada edição, os participantes trazem novos elementos, de maior qualidade e perfeição. A tendência é ir elevando o padrão desse concurso e cada ano que passa”.

O vencedor do concurso, Alexandre Kawase – além de troféu, recebeu R$ 10 mil como prêmio – em seu discurso, disse estar muito feliz com o prêmio mas que “o prêmio maior foi o conhecimento mais intenso da história da imigração japonesa no Brasil, ou seja, da história de seus ancestrais que emigraram do Japão e aqui, superando todas as dificuldades, venceram e construíram a nova pátria, em muito contribuindo para o seu desenvolvimento, conquistando assim em definitivo o respeito do povo brasileiro!”. Ressaltou se sentir “muito orgulhoso da história de superação e vitória de seus ascendentes!”.

Durante a cerimônia de premiação, uma boa notícia: a cônsul Reiko Nakamura do Consulado Geral do Japão anunciou que o jurista Dr. Kiyoshi Harada será um dos próximos condecorados do governo japonês.
Leia a integra da monografia vencedora de autoria de Alexandre Kawase.

Confira o calendário de eventos completo