Tomio Katsuragawa

Compartilhe

Formou-se engenheiro operacional  pela Faculdade Engenharia Industrial FEI e destacou-se na área de produção industrial na empresas que trabalhou durante cerca de 20 anos, tendo sido empresário em atividades de indústria e comércio por cerca de 25 anos.

Paralelamente as  suas atividades profissionais, teve atuação destacada nas entidades sociais e culturais comunidade Nikkei, em vários momentos.

 Na Associação  Cultural e Esportiva Saúde foi eleito e reeleito Vice-Presidente  por vários mandatos tendo permanecido nesta função de 1988 à 2001.

Atualmente por um longo tempo na diretoria da Associação Cultural e Esportiva Saúde que, tem sede social na região Sul de São Paulo, destacou-se pela realização de inúmeras atividades culturais e sociais, principalmente na programação da cultura japonesa junto a comunidade nipo-brasileira da região, com a manutenção de cursos de íngua japonesa entre 100 a 200 alunos matriculados, incentivando a realização de atividades culturais para todas as faixas etárias.

Como contribuição à sociedade brasileira, durante a COEMORAÇÃO DOS 100 ANOS DO TRATADO DE AMIZADE BRASIL-JAPÃO, lançou o livro HISTÓRIA DO JAPÃO em forma de MANGÁ.

Em 2008, quando da COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL, lançou o livro BANZAI também na forma de MANGÁ, retratando a épica jornada dos imigrantes japoneses pioneiros e seus descendentes, tendo havido uma grande repercussão nos meios culturais, adeptos  dessa forma de expressão literária.

Em 2008, participou como membro da Comissão Organizadora dos Festejos Comemorativos do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, tendo sido Coordenador Geral da Comissão de homenagens que institui e condecorou personalidades com a comenda KASATO MARU.

À partir de 2002, passou a integrar os quadros diretivos da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social – Bunkyo, onde atualmente exerce o cargo de Vice-Presidente da Diretoria Executiva e preside a Comissão do Bunkyo Rural.

Confira o calendário de eventos completo