Nihon no Bi nesse sábado no Bunkyo!

Compartilhe

O evento Nihon no Bi – A Beleza do Japão acontece nesse sábado no Espaço Cultural Bunkyo, com entrada franca. O evento nasceu para destacar os diferentes aspectos da beleza da cultura japonesa.

 “O subsolo do Bunkyo, após a série de obras, transformou-se num amplo espaço para a difusão de diferentes modalidades da rica cultura japonesa”, afirmou Roberto Nishio, presidente do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, entidade responsável pelo projeto de “Ampliação e Preservação do Espaço Cultural Bunkyo”.

O evento terá exposição e Oficinas no Espaço Cultural Bunkyo.

Programação

HorárioProgramação do dia 14/03/2020Local
10:00 às 17:00Cerimônia de Chá – Centro Chado Urasenke do BrasilEspaço Cultural Bunkyo
10:00 às 17:00Haicai – Professora Teruko Oda (Concurso Relâmpago 10hs às 14hs) Espaço Cultural Bunkyo
10:00 às 17:00Musica Tradicional – Mestre Tamie KitaharaEspaço Cultural Bunkyo
10:00 às 11:00Ikebana – 8 Professoras de  Associação de Ikebana do BrasilEspaço Cultural Bunkyo
11:00 às 12:00Ikebana – 8 Professoras de  Associação de Ikebana do BrasilEspaço Cultural Bunkyo
14:00 às 15:00Ikebana – 8 Professoras de  Associação de Ikebana do BrasilEspaço Cultural Bunkyo
15:30 às 16:30Ikebana – 8 Professoras de  Associação de Ikebana do BrasilEspaço Cultural Bunkyo
10:00 às 12:00Gastronomia – Culinarista Marlene FukushimaCozinha do Espaço Cultural Bunkyo
10:00 às 17:00Papel Washi – Exposição da World PaperEspaço Cultural Bunkyo
10:00 às 17:00Mangá – Palestrante Guilherme Raffide (ABRADEMI)Espaço Cultural Bunkyo
10:00 às 17:00Karuta – Palestrante Rafael DinizEspaço Cultural Bunkyo
10:00 às 17:00Origami – Professora Claudia Tamaki e Zebina OgasawaraEspaço Cultural Bunkyo

Cerimônia de chá

com a participação de mestres do Centro Chado Urasenke do Brasil, que programaram palestras/demonstração, degustação e exibição de vídeo.

Ikebana

Teremos 8 professoras de diferentes escolas da Associação de Ikebana do Brasil participam da exposição de ikebana e também ministram oficinas ao longo do dia.

Música tradicional

A mestre Tamie Kitahara e seus alunos irão realizar uma série de apresentações e oficinas dos tradicionais instrumentos musicais japoneses – koto e shamisen.

Haicai

Também chamado de Haikai, um poema curto de três versos, de origem japonesa. As oficinas estarão sob a coordenação da professora Teruko Oda, o grupo de haikai programou vários eventos para o Festival. Além de oficinas sobre as técnicas de composição desses poemas, será realizado um concurso para a escolha dos melhores trabalhos.

Observação: Havíamos divulgado anteriormente que Paulo Franchetti estaria no evento para lançar seu livro “Toques”. Infelizmente o lançamento foi adiado e ganhará outra data posteriormente.

Origami

a técnica da dobradura também estará presente neste Festival com a professora Claudia Tamaki e Zebina Ogasawara, demonstrando e orientando os interessados em criar diferentes figuras de papel.

Exposição de Papel washi

Durante o Festival a empresa World Paper estará expondo diferentes tipos de papel washi (papel especial feito de fibras vegetais utilizando-se de técnicas milenares).

Mangá

Considerada uma das mais populares técnicas de histórias em quadrinhos, o mangá também estará presente com suas criações e orientações de professores, sob coordenação de Guilherme Raffide da ABRADEMI (Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustradores).

Karuta

Karuta é o baralho tradicional japonês onde os jogadores têm que ser rápidos para encontrar a carta designada pelo responsável da leitura. A atividade será coordenada por Rafael Diniz.

Gastronomia

Takikomi Gohan

Considerada um dos destaques do Espaço Cultural, a sala dedicada à gastronomia terá um workshop especial com os pratos Takikomi Gohan e Bota Moti.

Das 10 às 12hs, os professores ensinarão a preparar algumas delícias japonesas.

Bota Moti

Sobre o Festival Nihon no Bi – A Beleza do Japão

O Festival Nihon no Bi – A Beleza do Japão tem a coordenação do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, numa promoção conjunta com o Bunkyo que neste ano completa 65 anos de fundação.

O evento também terá um posto de venda de livros de Cultura Japonesa da Nikkey Nippak.

A série de apresentações, exposições e oficinas terá início às 10h e prosseguem até às 17h, com entrada franca.

Observação: A Companhia Fujima de Dança Kabuki cancelou sua participação do evento, devido ao surto de corona vírus (Covid-19).

Confira o calendário de eventos completo