Bunka Matsuri #emcasa traz formato inovador para os festivais da cultura japonesa em tempos de pandemia

Compartilhe

O evento será em formato digital, para que todos possam ter contato com a cultura japonesa sem sair da segurança de suas casas.

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo promove, nos dias 23 e 24 de maio, o Bunka Matsuri #emcasa, a versão digital da já consolidada festa da cultura japonesa que, no ano passado, realizou sua 13ª edição. Desta feita, o evento será online, transmitido pelo Youtube e Facebook, a partir das 13 horas.

O formato inovador foi motivado pela atual situação vivida com a pandemia do Covid-19. Com as aglomerações proibidas, medidas de distanciamento social e fechamento de diversos estabelecimentos – incluindo o Bunkyo – centenas de eventos foram adiados.

“Também a edição física do Bunka Matsuri foi adida, mas não queremos deixar a data que já estava marcada há meses passar em branco. Nossa ideia é a de levar um pouco da alegria das festividades nikkeis aos lares de seus admiradores e uma mensagem de otimismo para juntos superarmos esta fase de adversidades. Também é uma maneira de agradecer as inúmeras pessoas que apoiaram o evento nos últimos anos”, afirma Hugo Teruya, coordenador geral do Bunka Matsuri. 

A edição está estruturada em blocos que abordam diferentes temas com a participação de convidados amplamente reconhecidos em suas áreas de atuação. Todo o conteúdo foi especialmente selecionado para proporcionar uma intensa interação com o público. “Desejamos viabilizar uma rica divulgação da cultura japonesa, da tradicional até a contemporânea, com o propósito de manter viva a conexão entre o Bunka Matsuri e seus admiradores”, ressalta do coordenador Teruya.

O Bunka Matsuri #emcasa tem a participação confirmada da chef Telma Shiraishi, do Restaurante Aizomê, e de Simone Xirata, proprietária do Jojo Ramen. Ambas trarão deliciosas receitas que facilmente podem ser feitas em casa. “Nossa ideia é que os espectadores possam vivenciar um pouco do Bunka Matsuri em uma refeição com toda a sua família”, acrescenta.

A presença de artistas que animam os palcos dos festivais e já são bem conhecidos pelos frequentadores desses eventos também está garantida. Seguindo a linha inovadora do Bunka Matsuri #emcasa, a participação deles irá além de apresentações musicais ou de dança. O público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre suas vidas e carreiras, com interação por meio de perguntas. 

A novidade do evento são os convidados especialistas em mangás e animes para conversar e esclarecer dúvidas e curiosidades sobre o vasto e encantador universo otaku, que desperta cada vez mais interesse e entusiasmo de diversos jovens, das mais variadas gerações, em todos os cantos do Brasil.

“O Bunka Matsuri #em casa é uma mensagem de afeto e otimismo, carinhosamente preparada por e para admiradores da cultura japonesa, cientes da importância de cuidarmos uns dos outros e esforçar para manter vivos os laços que unem a cultura japonesa e seus admiradores”, completa, Renato Ishikawa, presidente do Bunkyo.

Mais detalhes sobre o Bunka Matsuri #emcasa, a programação detalhada

e novidades podem ser obtidas pelo site http://www.bunkamatsuri.org.br e pelas redes sociais do evento: @festivalbunkamatsuri no Instagram e Facebook.

SERVIÇO

Bunka Matsuri #emcasa

Data/hora: dias 23 e 24 de maio (sábado e domingo), a partir das 13h

Plataformas: Youtube e Facebook
http://www.bunkamatsuri.org.br 

Informações: Instagram ou Facebook @festivalbunkamatsuri 

Confira o calendário de eventos completo