Bunkyo promove Live para comemorar o Dia Internacional do Nikkei

Compartilhe

Evento será transmitido no dia 20 de junho no Youtube e Facebook.

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Bunkyo, nesse período de pandemia, por meio da comissão organizadora do Projeto Geração, inova e promove a celebração do Dia Internacional do Nikkei. O evento será realizado no próximo dia 20 de junho às 20h, com uma live, transmissão online ao vivo e gratuita, através dos canais do Youtube e Facebook ampliando o seu alcance para todos os países do mundo.

DIA INTERNACIONAL DO NIKKEI

A data foi instituída em 2018, na Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior (Kaigai Nikkeijin Taikai), em Honolulu, Havaí, com o objetivo de valorizar e unir os, aproximadamente, 3 milhões de nikkeis ao redor do mundo. A escolha do dia é alusiva à chegada do primeiro grupo de emigrantes japoneses no Havaí, em 1868.

Entre nós, a Lei 17.169/2019, de autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB), incluiu no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo, o Dia Internacional do Nikkei, a ser comemorado no dia 20 de junho.

“Esta data emblemática, neste momento em que celebramos os 112 anos de imigração japonesa no Brasil, merece ser comemorada com muita ênfase”, destaca o presidente Renato Ishikawa. “A novidade de protagonizar uma edição online é interessante e bem aceita”, acrescenta, lembrando que em nosso país reside a maior população de descendentes de japoneses fora do Japão.

LIVE DO BRASIL PARA O MUNDO

A comemoração do Dia Internacional do Nikkei será online e ao vivo, de forma interativa e descontraída, com apresentação de Alexandre Kawase, Telma Shiraishi, Claudio Kurita e Sandra Hayashida. A exibição será no formato de revista eletrônica com apresentações artísticas, depoimentos de convidados e personalidades nikkeis e os não-descendentes admiradores ou praticantes da cultura japonesa.

A live terá a participação de autoridades do Governo do Japão no Brasil como Embaixador do Japão, Akira Yamada, e o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, além de outros convidados. 

A apresentação será dividida em blocos que irão apresentar os valores nipo-brasileiros identificados pelo Projeto Geração, um trabalho colaborativo com a participação das comunidades nikkeis de diversas cidades do Brasil. 

A live contará com atrações confirmadas diretamente do Japão: Cantor Eduardo,  Rafael Fuchigami – instrumentista de Shakuhachi com a participação da  cantora Mary Yoneya e a irreverência do conteúdo digital com o casal Prit e Lohgann, do canal do Youtube Japão Nosso de Cada de Dia. 

Para representar os Nikkeis de outros países, contamos com a participação especial dos cantores: Aolani Yukie Silva, do Havaí, Melissa Araki, do Peru e Gus Hokama, da Argentina. 

Com toda a brasilidade, o Dia Internacional do Nikkei, será comemorado com apresentações e depoimentos de relevantes personalidades Nikkeis e Newkeis do Brasil, destacando a importância da data para todos. Participação da empresária Chieko Aoki, Monja Coen, o cartunista, empresário e escritor Mauricio de Sousa e o jornalista, professor livre-docente e escritor Clovis de Barros. 

Ainda integram a programação: o grupo de Taiko, Ishindaiko de Londrina, o mágico ilusionista, Mário Kamia e o bom-humor de Marcos Aguena. 

Contaremos com a participação de nikkeis que se destacam no cenário da música brasileira como: a cantora, compositora e multi-instrumentista Fernanda Takai, Pedro Ogata, participante do The Voice Kids 2020, e cantor Joe Hirata, campeão do maior concurso de Karaokê do Japão.  

Por fim, o grupo Kokoro Wo Hitotsuni (Juntos em um só coração), formado por cantores nikkeis brasileiros de diversas cidades, lançará um nova música preparada especialmente para o evento.

Segundo o coordenador do evento, Alexandre Kawase, “a repercussão do evento está sendo muito positiva. Esperamos atingir o nosso propósito de provocar uma reflexão sobre os valores nipo-brasileiros, de uma forma leve e por meio das vozes de nikkeis e não-descendentes de diferentes gerações. É uma oportunidade para ampliar a presença digital do Bunkyo e realizar um evento, de fato, internacional”.

Durante a programação será divulgada a Campanha Amigo, promovida pelo Bunkyo, destinada a arrecadar recursos para a manutenção do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e do Pavilhão Japonês, dois significativos espaços culturais de São Paulo.

Marcio Gomes na edição de 2019

LIVE DO BRASIL PARA O MUNDO 

Clovis de Barros Filho em 2019

LIVE DO BRASIL PARA O MUNDO

Data: BRASIL – 20 de junho de 2020 – sábado, às 20h (horário de Brasília).

JAPÃO – 21 de junho de 2020 – domingo, às 8h (horário de Tóquio)

Link – acesso gratuito

YOUTUBE: https://www.youtube.com/bunkyodigital

FACEBOOK: www.facebook.com/bunkyodigital

Mais informações: http://www.bunkyo.org.br/ 

Confira o calendário de eventos completo