112º aniversário da imigração japonesa Em memória dos pioneiros e das vítimas do covid-19

Compartilhe

Um fato inédito no próximo dia 18 de junho, Dia Nacional da Imigração Japonesa no Brasil, data da chegada ao porto de Santos do Kasato Maru, navio com a leva dos primeiros imigrantes japoneses. Devido às restrições impostas pela pandemia e risco de contágio, o ofício budista em memória dos pioneiros da imigração japonesa será transmitido digitalmente.

É a primeira vez, nesses 62 anos, desde que esse ofício religioso passou a ser realizado em conjunto entre Bunkyo e a Federação Brasileira das Escolas Budistas – Butsuren, que os organizadores recorrem a esta alternativa. 

Este ano, com o Parque Ibirapuera fechado à visitação pública, a tradicional cerimônia do Ireihi junto ao Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos, promovida pela Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren, não pode ser realizada. Assim, a entidade também participou da produção digital desse ofício budista.

A solenidade memorial coordenada pela Butsuren, que é presidida pelo bispo Chiko Tsukamoto, foi gravada em versão compacta, com duração de 40 minutos, e editada em bilíngue (japonês/português). 

A versão digital do ofício budista reúne uma série de imagens ressaltando a participação conjunta dos representantes das sete escolas budistas da Federação.

No início, no manifesto solene, o bispo Tsukamoto oferece as orações à memória dos imigrantes japoneses “que deixaram sua longínqua terra natal para se estabelecer em terras brasileiras”. E também à memória de todas as vitimas da crise do novo coronavirus, cuja morte “não há palavras suficientes para expressar nossa solidariedade a todos”.

Durante a entoação da canção “Kokoro Shizukani”, é apresentada uma série de imagens antigas da imigração japonesa.

Seguindo a tradição, as palavras de condolências reuniram manifestações de Renato Ishikawa, presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social; cônsul-geral do Japão em São Paulo Yasushi Noguchi; Hiroshi Sato, representante chefe da JICA Brasil – Agência de Cooperação Internacional do Japão; Toshio Ichikawa, presidente do Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil e Akeo Yogui, presidente do Enkyo – Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo.

Ao final, a mensagem que orientou essa produção: “unindo esforços para superar as dificuldades, para estarmos juntos no amanhã sorridente”.

Serviço:

A versão digital do “Ofício Budista em Memória dos Pioneiros da Imigração Japonesa e de Todas as Vítimas do Covid-19”, poderá ser acessada, no dia 18 de junho, a partir das 10h, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=ne3bzGX0vkI&feature=youtu.be.

Interessados têm permissão para divulgar e exibir em suas entidades.

Confira o calendário de eventos completo   

MAIS NOTÍCIAS

3 respostas

  1. Agradecemos a sensibilidade de memória e a lembrança para o povo integrado na comunidade nipo-brasileira para reforçar e manter a força recebida e preservar a sociedade humana preservada☮️🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *