“Uma etapa do trabalho foi concluída”, afirmou Alexandre Kawase, coordenador do evento alusivo ao Dia Internacional do Nikkei 2020, promovido pela Comissão Kakehashi Japão-Brasil, na noite do último dia 20 de junho.
A live comemorativa ao Dia Internacional do Nikkei teve como destaque o resultado dos 17 workshops do Projeto Geração, realizados em 10 diferentes cidades brasileiras.
O evento, com mais de duas horas, teve uma programação variada, reunindo atrações musicais nacionais e internacionais, saudação/depoimentos de 36 conhecidas personalidades e destaque para a Campanha Amigo em prol da manutenção do Pavilhão Japonês e do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.
Durante o evento, oito valores nikkeis identificados pelo Projeto Geração foram anunciados sendo acompanhados por depoimentos de diferentes convidados: Responsabilidade, Aprendizado, Integridade, Coletividade, Perseverança, Gentileza, Gratidão e Respeito. Haikais de autoria de haicaístas do Instituto Cultural Brasil-Japão, do Rio de Janeiro, também ilustraram a live.
O evento, que teve produção e edição de áudio e vídeo da JPlay e arte da NK2 Design, foi transmitido pelo Facebook e Youtube. No Face foram 18,8 mil visualizações (até 1º de julho), sendo que 87% do público tem idade acima de 35 anos.
Já no YouTube, foram 5,6 mil conexões no pico de audiência (até 1º de julho), com público (85%) acima de 35 anos de idade. Onze países conectaram o evento: Brasil, Japão, Argentina, Peru, Estados Unidos, Canadá, Paraguai, Austrália, México, Chile e Portugal.
O evento teve o patrocínio de Takeuchi Transportation & Industries, Café Fazenda Aliança, Nicom Materiais de Construção e JPlay, além da doação do sr. Masayoshi Morimoto, que é ex-presidente da Sony do Brasil.
A live do Dia Internacional do Nikkei 2020 está disponível no link: