Concorrida cerimônia de boas-vindas ao cônsul-geral Kuwana

Compartilhe

“Seja bem-vindo, cônsul-geral Ryosuke Kuwana”. Estas foram as centenas de mensagens visualizadas por cerca de 1.200 pessoas, na noite do dia 18 de agosto último, durante o evento digital organizado pelas cinco entidades representativas da comunidade nipo-brasileira.

A cerimônia iniciou com a saudação dos presidentes das entidades promotoras: Renato Ishikawa (Bunkyo), Akeo Yogui (Enkyo), Toshio Ichikawa (Kenren), Eduardo Yoshida (Aliança) e Toshifumi Murata (Câmara). Em sua saudação, cada presidente fez uma breve apresentação de sua entidade.

Também, prestigiou o evento o secretário de Relações Internacionais da Prefeitura Municipal de São Paulo, Luiz Álvaro. Foi exibida ainda a mensagem do deputado federal paranaense Luiz Nishimori, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão.

O cônsul-geral Kuwana em sua primeira manifestação oficial junto à comunidade nipo-brasileira (assumiu seu posto no dia 7 de agosto último), discursou em japonês e português. Iniciou destacando a “grande honra” de atuar numa metrópole como São Paulo. Afirmou que há cerca de 30 anos, quando atuava na embaixada do Japão na Bolívia, esteve no Brasil, ocasião em que ficou “impressionado com a grandeza, riqueza, diversidade e energia do Brasil e vigor da comunidade nipo-brasileira”.

Depois, o cônsul-geral Kuwana respondeu as perguntas de quatro representantes formuladas por Toshio Koketsu (presidente da Associação Cultural Nipo- Brasileira de Alta Sorocabana), Milton Toshiaki Guiotoko (presidente de Kanagawa Kenjinkai), Grupo Enkyo e Atsushi Yasuda (vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil).

Na sequência, no momento do kampai (brinde), um toque diferente: o cantor Joe Hirata foi convidado para interpretar a conhecida canção “Kampai”. Antes do final dela, o presidente da JETRO (Japan External Trade Organization), Atsushi Okubo foi convidado para coordenar o brinde.

Na tela do palco virtual com as imagens dos presidentes – incluindo a do mestre de cerimônia, o vice-presidente do Bunkyo, Gioji Okuhara -, todos muito atentos. No meio delas, destacava-se a expressão mais descontraída do cônsul-geral Kuwana acompanhando a música. Tudo indica que a novidade agradou-o e que, de acordo com ele, foi a “maneira brasileira de bienvenida”.

Não deixe de assistir a integra da cerimônia virtual de Boas-Vindas ao Cônsul-Geral Ryosuke Kuwana pelo Bunkyo Digital (youtube.com/bunkyodigital)

Confira o calendário de eventos completo