Não deixe de assistir às palestras do Bunkyo Rural Live

Compartilhe

Na noite do último dia 25 de agosto, o Bunkyo fez duas bem-sucedidas estreias: a primeira transmissão online do Studio Bunkyo e a primeira edição do Bunkyo Rural Live.

Foram mais de três horas de evento que teve como tema central “Agronegócio na Nova Era – Tendência e Soluções”, com destaque para as apresentações de duas autoridades do setor: o professor da Unicamp José Francisco Graziano da Silva e o coordenador do Polo de Inovação Agro, George Hiraiwa.

Cada um discorreu sobre sua especialidade compartilhando informações de sua vivência profissional, bem como, trazendo propostas/orientações para atuação futura.

O professor José Graziano que, durante quatro anos, foi diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), discorreu sobre agricultura sustentável e pequenos agricultores, ressaltou a urgência da segurança alimentar e defendeu a necessidade de fortalecer ainda mais o papel das cooperativas/sindicatos, ou seja, da atuação coletiva de produtores agrícolas.

Em sua palestra, no fechamento desta edição, o agrônomo George Hiraiwa demonstrou parte de sua contagiante liderança para a criação e desenvolvimento de starups na área da agrotecnologia. Certamente, os participantes se sentiram estimulados a conhecer (e participar!) o Hackathon Smart Agro, realizado em Londrina, para acompanhar a maratona de programadores, hackers, inventores e desenvolvedores empenhados em buscar soluções tecnológicas para o setor.

Outro assunto foi desenvolvido por Gabriela Redona Chiste e Diógenes Kassaoka sobre a atuação da Secretaria da Agricultura e Abastecimento Estado de São Paulo e sobre o seguro rural.

Esta primeira edição do Bunkyo Rural Live, que reuniu 1.136 espectadores, contou com a participação do cônsul-geral Ryosuke Kuwana e do secretário da Agricultura e Abastecimento Gustavo Junqueira.

No encerramento, foi feita a chamada para a próxima edição do Bunkyo Rural em Presidente Prudente, no próximo mês de abril, “que, pedimos a Deus, possa ser presencial”, assinalou Toshio Koketsu , presidente da Hansoro – Associação Cultural Nipo-Brasileira da Alta Sorocabana.

 A 1ª. edição do Bunkyo Rural Live, realização do Bunkyo, contou com o apoio da Hansoro – Associação Cultural Nipo-Brasileira da Alta Sorocabana, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Consulado Geral do Japão em São Paulo. Os patrocinadores – Fundação Kunito Miyasaka, Honda, Jacto, Sementes Sakata e Nutrisafra.

Os interessados podem acessar o Bunkyo Rural Live pelo link: www. youtube.com/bunkyodigital

Confira o calendário de eventos completo